Vacinação: saiba por que ela é importante para a saúde do pet

vacinacao-saiba-por-que-ela-e-importante-para-a-saude-do-pet

Assim como nós, seres humanos, os nossos amados pets também precisam de proteção contra doenças. Por isso, uma das coisas mais importantes ao adquirir um pet, é entender como funciona o ciclo e quais as vacinas importantes que você deve se preocupar em dar, para garantir a saúde do seu animalzinho.

As vacinas são feitas de vírus ou bactérias causadores das doenças e nos animais funcionam da mesma forma. Quando é aplicado, o organismo é instigado a produzir anticorpos, as células combatentes da doença. A vacina faz o corpo desenvolver a memória imunológica, que é justamente se preparar para combater a doença antes mesmo que ela atinja o organismo de forma mais intensa.

É por isso que o animal vacinado está mais protegido do microrganismo causador das doenças comuns nos pets. Quando o pet entrar novamente em contato com o vírus ou bactéria causador da doença, seu corpo já terá anticorpos para combater, evitando que ele fique doente.

Hoje, vamos falar sobre as vacinas importantes para cães e gatos para que você tenha conhecimento de como proteger os seus pets por meio das vacinas.

Vacinas para gatos

Veja a lista das vacinas que são indicadas para manter os gatos sempre saudáveis:

• Vacina Antirrábica: depois dos primeiros três meses de vida do gato, você deve dar essa vacina, que tem doce única. Ela é a famosa vacina contra a raiva e, em algumas cidades, pode ser aplicada gratuitamente;

• Vacina V3: essa é uma vacina que possui duas doses, sendo a primeira aplicada nos primeiros 60 dias de vida do seu gato e a segunda, depois de 21 dias da primeira dose. Essa vacina protege contra o calicivírus, inotraqueite e panleucopenia, conhecida como a tríplice dos gatos;

• Vacina V4: essa vacina protege contra a clamidiosa, além de também proteger contra a tríplice (do V3);

• Vacina V5: a leucemia felina mata muitos gatos e é bastante perigosa e, muitas vezes, silenciosa. Por isso, essa vacina é muito importante. Além de proteger de todas as doenças do V3 e V5, protege contra a leucemia felina. Essa vacina deve ser aplicada depois dos 9 meses de vida e suas doses devem respeitar o intervalo de 30 dias.

Vacinas para cães

Veja a lista das vacinas que são indicadas para manter os cachorros sempre saudáveis:

• Vacina Antirrábica: assim como nos gatos, depois dos primeiros três meses de vida do cachorro, você deve dar essa vacina, que tem dose única. Ela é a famosa vacina contra a raiva;

• Vacina V8: doenças como cinomose, paravírus, adenovírus, parainfluenza, coronavírus, leptospirose e canicola são combatidas com essa vacina. Ela possui 3 doses e deve respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses;

• Vacina V10: protege contra todas as doenças da V8 e adiciona-se mais: cepas causadoras da leptospirose, a grippotyphosa e a Pomona. Ela também possui 3 doses e deve respeitar o intervalo de 30 dias.

Reações das vacinas nos pets

Sim, eles também podem sentir reações após a aplicação, são elas: vômitos, diarreia, febre, perda de fome e prostração. Os sintomas normalmente duram 24 horas, caso persistam, procure um veterinário.

Que tal ter dicas e promoções para seu pet tudo na palma da sua mão? Baixe agora mesmo nosso app e tenha essas facilidades no seu celular!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recent posts

Featured articles