Como os animais podem ajudar no desenvolvimento das crianças?

Child in pajamas relaxing on a window sill with pet. Lazy weekend with cat at home. Cozy scene, hygge concept.

Como é bom ter um pet! Não há dúvidas em relação a isso, você com certeza deve ter várias lembranças se teve um companheiro durante a sua infância. Isso porque eles são ótimos para as crianças e podem ajudar muito no desenvolvimento delas. Porém, hoje nos papéis de pais, pode ser difícil tomar essa decisão de adotar um bichinho por conta dos gastos e responsabilidades envolvidas.

Apesar disso, saiba que um animal pode dar a base que o seu filho precisa para desenvolver certas habilidades e crescer. Esses benefícios vão além do comportamento, pois englobam aspectos sociais e até mesmo a saúde física.

Saiba mais sobre a convivência com os pets e como eles ajudam o seu filho, veja!

Aprendizado no nível social

O ato de conviver com um animal de estimação pode trazer maiores noções de responsabilidade para as crianças. Além disso, se o seu filho apresenta um comportamento no qual tem problemas em obedecer e agir com responsabilidade, pode ser uma ótima alternativa para trabalhar isso.

A atenção também estará ligada a manter a rotina do animal e respeitar as suas necessidades. O pequeno desenvolverá noções de companheirismo. As brincadeiras serão uma forma de extravasar energia e aguçar a criatividade. É interessante saber que a criança precisa respeitar as necessidades dos animais, por exemplo, quando não desejarem brincar ou obedecer aos comandos do seu filho.

A melhora na saúde dos pequenos

No ponto de vista da saúde, a presença de um animal em casa pode ajudar na imunidade do seu filho. Isso resulta em menos ocorrência de resfriados, problema no estômago ou dores de cabeça. Esse fortalecimento acontece por causa do contato com um anticorpo chamado de imunoglobulina A, que está presente nas mucosas e que ajuda a elevar a imunidade.

Se você está esperando um bebê e já possui um ou mais bichinhos de estimação, é simples. Faça com que o animal sinta o cheiro dos objetos do bebê e acostume aos poucos com as mudanças de rotina. Conforme a criança se desenvolve, o animal com certeza fortalecerá os laços com o novo integrante da família.

O desenvolvimento da afetividade

O último aspecto é muito interessante, pois podemos dizer que ter um animal em casa pode ajudar também a desenvolver afetividade do seu filho. O comportamento diário dos dois, repleto de carinho e cuidados com o bichinho, colaboram para maturidade dos sentimentos. Isso ajuda tanto na facilidade em expressar o que essa criança sente quanto na compreensão dos seus próprios sentimentos.

Viu como os animais podem ajudar no desenvolvimento do seu filho? As crianças se adaptam muito bem com os animais e eles trazem muitos benefícios ao comportamento e saúde delas. Se pensa em adotar um animal, converse com o seu filho sobre as necessidades da rotina do pet e sobre as responsabilidades que vêm com ele. Crie um ser humano consciente da importância de cuidar bem dos animais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recent posts

Featured articles