Quais as principais causas da queda de pelo nos animais?

quais-as-principais-causas-da-queda-de-pelo-nos-animais

Ter um pet é muito bom, mas não é fácil. Eles nos fazem companhia, brincam bastante, são grandes amigos, mas também gostam de bagunça. Ter um cachorro ou gato significa que, cedo ou tarde, sua casa vai encher de pelo. Se você é mãe de pet de primeira viagem, pode até bater uma preocupação. Por que está caindo tanto pelo? Neste artigo, vamos conversar sobre a queda de pelo em animais.

Queda normal

Nem toda queda de pelos é preocupante. Na verdade, elas ocorrem naturalmente com muita frequência. Em algumas raças é até mais comum. Pug, Chihuahuas, Buldogues Franceses e Ingleses e Beagles são os que mais perdem pelo. No entanto, há outras que dificilmente deixam esse rastro pela casa.

Mesmo que seu cachorro não seja de uma dessas raças que perdem pelo facilmente, não se preocupe. A idade, o sexo e o período do ano também influenciam. Quanto mais velho, mais pelos ele vai soltar, assim como os humanos. As fêmeas tendem a perder mais pelos durante o cio e a gestação. Todas essas quedas são normais e não significam que há algo errado.

Há ainda as quedas sazonais. Elas ocorrem dependendo do período do ano. No verão, por exemplo, a pelagem cai para que cresçam pelos mais finos, excelentes para o calor. Já no outono e inverno, ocorre o contrário. As pelagens finas dão lugar às mais grossas que protegem do frio.

Queda anormal

Contudo, é sempre bom prestar atenção. Se os pelos forem substituídos por outros sem brilho e fracos, a queda pode ser anormal. Além disso, se deixarem falhas ou revelarem feridas também é incomum. Há muitas causas que podem levar a isso, vou listar as mais comuns:

— Falta de vitamina
— Alergia
— Infecções
— Doenças
— Carrapatos
— Sarna

Na dúvida, é sempre bom levar a um veterinário.

Com os gatos é bem parecido. Muitos deles perdem o pelo naturalmente. No entanto, irritações e problemas de saúde pode levar a uma perda de pelos, maior e anormal. Assim como vistas nos cães.

Prevenções e tratamentos

Há formas de prevenir os problemas. Uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, por exemplo, é uma ótima forma. Como dito acima, a falta de vitaminas pode ser uma das causas da queda de pelos. Manter a higiene do pet em dia é muito importante também. Dar banho e escovar os pelos são apenas algumas formas de cuidar da higiene.

Quanto aos tratamentos, não há nenhum específico. Há diversas causas para a queda de pelo nos animais. Apenas um veterinário pode indicar um tratamento específico. Isso porque ele vai analisar com calma e descobrir a origem do problema. Por isso, repito, em caso de dúvidas, consulte um especialista.

A queda de pelos pode ter muitas causas. Espero que o artigo tenha tirado sua preocupação. Caso seja algum problema de saúde, você precisa comprar os remédios certos. Para ter desconto nesses e outros produtos, baixe o nosso app. Com ele, você fica por dentro dos melhores descontos em produtos para cães.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles