Conheça 3 formas de combater pulgas e carrapatos nos cães e gatos

conheca-3-formas-de-combater-pulgas-e-carrapatos-nos-caes-e-gatos

Pulgas e carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue e podem transmitir doenças para cães, gatos e até para os humanos. Os pets que vivem em grandes áreas verdes, em jardins ou quintais com gramado têm mais chances de contrair essas pestes, mas os que são criados em apartamento também podem ser afetados.

Existem diversas maneiras de cães e gatos pegarem pulgas e carrapatos. Um passeio pela rua ou um simples contato com outros animais já é o suficiente para o bichinho ficar se coçando além do normal.

Quando entram na casa, esses parasitas se reproduzem rapidamente e ficam escondidos em lugares escuros e quentes, como pisos, principalmente os de madeira, casinhas e cobertores dos animais.

Portanto, algumas medidas para combater pulgas e carrapatos são muito importantes para deixar o seu bichinho e sua família saudáveis.

Limite a área de circulação do animal

Cães e gatos são ótimos hospedeiros para essas pragas. Definir um cômodo ou local para o animal ficar ajuda a evitar a infestação para outras partes da casa. Como os parasitas ficarão concentrados, a chance de eliminá-los é mais alta.

Utilize produtos antipulgas e carrapatos

Atualmente, existem diversos produtos para combater pulgas e carrapatos. A coleira antipulga é indicada para o tratamento e prevenção das infestações nos pets. Ela libera uma substância não tóxica que se espalha por todo o corpo, conforme o andar do animal. Ela pode ser usada junto com a coleira tradicional e seu efeito pode durar até quatro meses.

Os sprays também são bastante utilizados por sua praticidade. Ele pode ser aplicado facilmente em cães e gatos, sempre no sentido contrário do crescimento do pelo para melhorar a absorção.

O uso de pipetas com remédios é outra forma de prevenção. A dosagem é de acordo com o peso do animal e muito fácil de aplicar. É só despejar o líquido na nuca e nas costas do seu bichinho de estimação. Esse método pode afastar pulgas e carrapatos por até 45 dias.

Se houver uma infestação maior, é indicado o uso de comprimidos via oral. Eles são a forma mais eficaz de combate, já que os parasitas morrem logo ao morderem o animal e impede de colocar novos ovos.

Porém, antes de utilizar qualquer produto, é recomendável consultar um veterinário.

Limpeza é fundamental

De nada adianta usar coleiras, sprays e medicamentos se o ambiente em que seu pet vive não estiver bem limpinho. Lave com frequência:

– Roupas;
– Camas;
– Brinquedos;
– Almofadas;
– Cobertores dos bichinhos.

Não se esqueça também de passar um aspirador de pó nos lugares favoritos da soneca do seu cão ou gato, como tapetes e sofás. Eles podem ser um ótimo esconderijo para esses parasitas.

Em situações mais graves ou para eliminar de vez pulgas, carrapatos e ovos que não estão no animal, coloque pesticida em toda a casa.

Nesse caso, tire o seu bichinho do ambiente enquanto é feita a aplicação e só retorne com ele quando o cheiro estiver sumido completamente e o chão secar naturalmente.

Para saber mais dicas de como cuidar melhor do seu pet e conferir produtos e promoções, baixe o nosso app.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles