Adoção de pets: 4 benefícios que essa atitude pode trazer para a sua vida

adocao-de-pets-4-beneficios-que-essa-atitude-pode-trazer-para-a-sua-vida

Não há nada melhor do que chegar em casa e ter um bichinho esperando. Quem já disse ou escutou essa frase sabe como os animais de estimação são importantes para o ser humano em diferentes aspectos. Sejam eles grandes ou pequenos, são os vínculos de amor e amizade que fazem valer os laços afetivos gerados com o tempo.

São muitos os benefícios que os pets podem trazer às nossas vidas, tanto nos aspectos físicos como principalmente nos psicológicos. Por isso se você já possui ou está pensando em adotar um animalzinho, confira abaixo algumas vantagens de tomar essa atitude na sua vida.

Ajudam a melhorar a sua saúde mental

É comprovado que a presença de um pet pode melhorar muito o estresse e aumentar a felicidade e autoestima dos donos. O amor demonstrado pelo bichinho faz com que a pessoa se sinta a mais importante do mundo naquele momento, garantindo uma sensação de paz e necessidade. Por isso, muitos hospitais liberam a visita de cães e gatos em algumas etapas do tratamento de pacientes.

Outro benefício é a ajuda na remissão de condições psicopatológicas mais severas como a ansiedade e a depressão. Existem estudos que comprovam a positividade da presença de um animal de estimação para pessoas que possuem essas doenças ou estão em um grupo de pré-disposição.

São extremamente benéficos no desenvolvimento infantil

Além de serem excelentes companheiros, são também motivo de muito aprendizado, pois essa relação de dependência tende a gerar um maior senso de responsabilidades. A paciência é outro ponto exercitado, juntamente com o respeito ao mundo animal e também a estabilização e maior autoconhecimento acerca do uso das emoções pelos pequenos.

Além disso, a saúde infantil agradece a presença de um pet. A constante necessidade de atividades físicas faz com que haja uma diminuição nos riscos de sedentarismo e obesidade infantil.

Outro fator positivo à saúde é uma considerável possibilidade de melhora do sistema imunológico e também do desenvolvimento de alergias, ambas quando o contato é feito desde a primeira fase de desenvolvimento.

Podem fazer bem à saúde física

Além dos exercícios físicos constantes que combatem o sedentarismo e as doenças relacionadas a ele, criar um bichinho pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e triglicérides, o que pode prevenir condições cardiovasculares negativas.

Outro ponto interessante, porém, relacionado diretamente aos cães, é que por meio de sua capacidade cognitiva e faro, eles conseguem detectar a presença de câncer no ser humano e ajudar no diagnóstico da doença, e estudos comprovam que isso acontece de forma extremamente precisa.

Os cachorros também conseguem detectar a hipoglicemia em donos diabéticos.

Trazem felicidade

Toda a animação, carinho e “lambeijos” recebida dos nossos amiguinhos ajuda o corpo humano a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e a liberar serotonina e dopamina, que geram euforia, felicidade e bem-estar.

Se você gostou das nossas dicas, acesse agora nosso site para mais artigos como esse. Não deixe também de baixar o nosso app para ter acesso a mais informações e promoções.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles