Por que os gatos gostam de derrubar objetos no chão?

por-que-os-gatos-gostam-de-derrubar-objetos-no-chao

Um gatinho em casa muda totalmente a rotina de todos os membros da família. Isso porque eles têm uma forte personalidade e apresentam comportamentos típicos dos felinos. Além de animar o ambiente, eles também são fiéis e precisam de tanta atenção como qualquer outro animal de estimação.

Dentre os inúmeros costumes, destacamos um dos atos mais conhecidos dos gatos, que é o de jogar as coisas no chão, seja de cima de móveis ou de qualquer outro local. Trata-se de uma situação um tanto engraçada e característica destes animais, que, inclusive, circulam pela internet com vídeos mostrando esta travessura deles.

Cada ato tem um significado

No mundo dos animais, cada gesto, atitude e os mais diferentes tipos de comportamentos querem dizer alguma coisa. Especificamente, quando os gatos jogam as coisas no chão, eles podem estar sentindo ou necessitado de algo específico. Quer saber o que pode ser?

Instinto caçador

Conhecidos por serem caçadores, os felinos domésticos mantêm alguns instintos de caça às presas que encontram pelo ambiente. Sendo assim, na tentativa de encontrar novas possíveis presas, qualquer objeto pode se tornar o alvo dos bichanos.

É por esta razão que eles vão empurrando e afastando os mais diferentes objetos até que eles caiam no chão, na expectativa de que eles se mexam e, assim, possam caçá-los.

Brincadeira e distração

Sempre extremamente curiosos e atentos a tudo o que os rodeiam, os gatos precisam se manter entretidos. Brinquedos específicos, principalmente os com fios ou cordinhas, arranhadores e demais objetos que possam servir de divertimento para eles são essenciais para mantê-los bastante ocupados.

Na ausência desses brinquedos, os gatos podem sair pela casa a procura de algo para se distrair e brincar e acabar por empurrar tudo o que encontram pela frente no chão.

Pedindo atenção

Apesar de serem mais independentes do que outros animais, como os cães, por exemplo, os gatos precisam de muita atenção de seus donos. Do contrário, eles podem jogar no chão os objetos para chamar a atenção. Por isso, dedicar um tempo para brincar com seu animal de estimação é de muita importância para manter uma boa relação com o bichano.

Tédio

Essa sensação tediosa que os gatos podem apresentar está relacionada aos outros motivos que os deixam com as patinhas inquietas. Caso eles não tenham espaço e brinquedos adequados para brincar, nem atenção dos tutores, certamente ficarão mais tristes e entediados. E a maneira de demonstrar esta condição será fazer uma bagunça na casa, com todos os objetos ao chão.

Cuidar da saúde e bem-estar dos felinos é sinônimo de amor

Saber identificar as mudanças comportamentais e os sinais de possíveis questões que possam prejudicar a saúde dos felinos é essencial para a manutenção da qualidade de vida deles e da boa convivência dos bichanos com os donos ou outros animais da casa.

Para conhecer mais sobre a saúde dos gatos e de outros animais, acompanhe nosso site, com informações confiáveis que têm como principal objetivo proporcionar harmonia no seu dia a dia com seu animalzinho de estimação. Não fique de fora, baixe nosso aplicativo e continue cuidando e amando seus pets.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles