Por que os cachorros bocejam?

por-que-os-cachorros-bocejam

Eles não medem esforços para mostrar seus sentimentos e sensações, fazem festa, nos agradam, correm, pulam, cansam, brincam. Quem tem um pet em casa, sabe ele se torna um membro da família e não deixam de manifestar as emoções por meio de seus comportamentos.

No entanto, para melhor conviver com eles, devemos compreender o sentido de cada ato do cotidiano dos nossos pets. Desta forma, além de conseguir se comunicar com eles de maneira mais efetiva, é possível ficar atento a qualquer mudança de comportamento.

Bocejo e seus significados

Nesse universo de amor, carinho e cuidado com os animais, vale destacar que algumas atitudes do seu cachorro, que no dia a dia parecem ser comuns, como bocejos, também podem ser sinais de algum problema de saúde, algo que possa estar o incomodando ou também indicar outras necessidades deles.

Por esta razão, conheça tudo o que pode estar acontecendo com o seu cachorro quando ele boceja. Mas vale destacar que este ato involuntário do corpo pode variar conforme as características e condições do animal.

Não é apenas sono

Ao contrário do que muitos pensam e do que realmente parece óbvio, um cachorro bocejando não quer dizer apenas que ele está cansado ou com sono. Claro que essa condição é comum, mas é preciso prestar atenção caso os bocejos estejam acontecendo numa frequência maior e fora do comum para conseguir identificar qualquer questão envolvida na saúde e bem-estar do pet.

Recuperar as energias

Se o cachorro boceja com certa frequência, ele pode estar recarregando as energias para dar continuidade às suas brincadeiras, aprendizados ou outras atividades de sua rotina. Mas aqui também é preciso estar atento com a disposição diária do animal.

Tédio ou ansiedade

Nessa situação, o bocejo cumpre o papel de aliviar alguma possível tensão que o cachorro possa estar passando, como a presença de pessoas estranhas, ida a lugares diferentes, entre outras. Atividades que proporcionam diferentes tipos de estímulos contribuem muito para aliviar os sintomas.

Afeição e cumplicidade

Não há nada mais prazeroso do que receber carinho de quem você cuida e ama, não é mesmo? Então saiba que quando você boceja e seu cachorro “imita” o movimento, tenha a certeza de que ele realmente te ama, pois, ele só faz isso com quem ele realmente tem afeto.

Por mais qualidade de vida dos pets

Além de verificar e analisar a quantidade de bocejos do cachorro, também é importante estar atento e identificar se o animal está dormindo demais, pois o sono ou cansaço excessivos também pode ser um problema, como sintomas de depressão, por exemplo. Sendo assim, consultas regulares ou quando há qualquer mudança comportamental, uma avaliação de especialistas é sempre o mais ideal.

Agora que já sabemos mais um fator sobre a saúde dos nossos pets e os cuidados que eles precisam, visite nosso site e fique por dentro de todas as informações e novidades do mundo pet. Baixe nosso aplicativo e encontre tudo o que o seu bichinho de estimação merece para ser mais saudável e feliz.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles