Como evitar o excesso de peso, ou obesidade, em cães e gatos

como-evitar-o-excesso-de-peso-ou-obesidade-em-caes-e-gatos

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem se tornar obesos e desenvolver excesso de peso, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, como diabetes ou doenças articulares.

Geralmente, esse ganho de peso está associado a superalimentação e falta de exercício. Para proporcionar ao seu pet maior qualidade de vida, o ideal é fornecer um equilíbrio saudável entre a ingestão de alimentos e a atividade física.

Veja a seguir algumas dicas de como evitar o excesso de peso, ou obesidade, em cães e gatos, e cuide para que o seu bichinho viva feliz e saudável por muito mais tempo.

Como evitar o excesso de peso e prevenir obesidade em cães e gatos

Não dê mais comida do que o necessário

Você alguma vez já leu o verso do pacote da ração que você compra para o seu bichinho? Sabemos que isso pode parecer complicado, mas ali há informações sobre porções. Se você estiver confuso, o ideal é perguntar ao veterinário qual a quantidade de comida indicada para o seu pet.

Cada animal vai ter necessidades próprias que vão depender do seu porte, idade, estilo de vida, nível de atividade… Um filhote em crescimento, por exemplo, precisa de mais calorias do que um cão sedentário que já está velho.

Evite dar restos de comida para seu gato ou cachorro

Se você costuma ceder ao olhar pidão do seu bichinho, melhor parar. Além do fato de que alimentos humanos podem deixar seu animal doente e até mesmo colocar sua vida em risco, esses alimentos podem contribuir para o excesso de peso do seu pet.

Exercite seu animal de estimação diariamente

Sair para caminhar com seu cachorro ou oferecer brinquedos que contribuam para que seu gato corra por aí vai manter seu pet ativo. Isso não só melhora o metabolismo e a qualidade de vida, como afasta o tédio.

Dê comida enlatada para o seu gato

Imagine que a comida seca para um felino seja um saco de batatas fritas: super gostosas, mas não exatamente super saudáveis.

Embora os alimentos úmidos possam ser mais caros, os benefícios para a saúde do seu bichinho são enormes. Usar alimentos enlatados previne obesidade e mantém o sistema urinário saudável.

Não exagere nos petiscos

Por mais fofa que seja a carinha do seu pet, é melhor se controlar na quantidade de guloseimas. Além da quantidade, observar também nos rótulos quais são os ingredientes e o valor calórico do que você está dando para o seu animal de estimação também é muito importante.

Muitos desses produtos, embora pequenos, contêm uma grande quantidade de calorias e, em excesso, podem contribuir para o ganho de peso.

Leve seu bicho de estimação ao veterinário regularmente

Assim como nós precisamos ir ao médico, cães e gatos precisam ir ao veterinário. Se o seu cão ou gato está ganhando peso, um veterinário pode ajudar a determinar o motivo.

Em alguns casos, o sobrepeso ou obesidade em animais de estimação pode ser causado por problemas de saúde graves, no lugar de simplesmente refletir uma dieta ruim e falta de exercício.

O ganho de peso pode estar relacionado a problemas hormonais, como o hipotereoidismo em cães ou a acromegalia, que é o excesso de produção do hormônio do crescimento em gatos.

Os cães com hipotireoidismo vão ganhar peso mesmo sem comer mais do que o necessário e os gatos com acromegalia vão apresentar aumento do apetite.

O ganho de peso pode trazer também outros problemas que exigem atenção, como doenças articulares, problemas hepáticos, urinários ou diabetes.

Cuidar do peso do seu bichinho é também garantir que ele tenha uma vida mais longa, feliz e saudável. Quer encontrar promoções e novidades para o seu pet? Baixe nosso app.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles