O que devo fazer quando meu pet não quer se alimentar direito?

o-que-devo-fazer-quando-meu-pet-nao-quer-se-alimentar-direito

Assim como acontece com os humanos, quando um animal não quer comer, é sinal de que algo está errado. A falta de apetite nos pets pode significar estresse, tristeza ou até mesmo doenças mais graves. Mas, caso seu pet esteja recusando a se alimentar, não se desespere. Descubra em nosso artigo as razões desse comportamento e como ajudar seu bichinho.

Por que meu pet não quer se alimentar?

Alguns fatores que passam despercebidos para os donos de pet podem afetar o animal de forma muito mais significativa. Temperaturas muito altas, por exemplo, fazem com que cães e gatos busquem por áreas mais frescas da casa para descansar e acabem se esquecendo de comer por algum tempo. Não gostar da ração ou não se sentir atraído por seu aroma também pode fazer com que os bichinhos pulem refeições.

Nesses casos, a solução é simples: manter a água e comida dos peludos em um lugar visível e de fácil acesso, e buscar por rações que os agradem, geralmente, devolvem o apetite aos animais. Porém, nem sempre a inapetência dos pets se resolve facilmente.

A falta de apetite de um animal pode ser o indício de vários problemas de saúde. Inflamações, viroses, infecções e intoxicações alimentares são as mais comuns dentre eles. Geralmente, a recusa em comer vem acompanhada de outros sintomas como apatia, diarreia, febre, vômito, tosse seca e mudança da cor dos olhos. É de extrema importância que o dono se atente aos mínimos sinais e, ao notar qualquer alteração, procure um veterinário.

Além das doenças físicas capazes de alterar o apetite dos pets, questões psicológicas também podem afetá-los de forma negativa. É preciso ter em mente que animais sentem as diferenças na rotina de forma bem mais profunda que nós, seres humanos. Por causa disso, mudanças de ambiente e horários, presença de desconhecidos, chegada de um novo pet, diminuição do tempo de convivência com o dono e tudo que faça o animal se sentir confuso e solitário, pode fazer com ele pare de comer.

Como fazer meu pet voltar a comer?

Quando o animal não quer se alimentar, o mais indicado é procurar um veterinário. Porém, caso você tenha certeza de que seu bichinho está bem e só está fazendo manha, estranhando alguma mudança ou sem interesse na ração, com algumas atitudes simples, é possível reverter a situação:

• Estipule horários para a refeição de seu pet para que ele saiba que, se não comer, terá de esperar até a hora da próxima refeição;

• Garanta que água e comida do animal estejam em recipientes adequados e em ambientes tranquilos;

• Caso seu bichinho esteja em idade avançada, procure por rações específicas para tal idade;

• Se tiver mais de um animal, ofereça a ração em potes diferentes;

• Evite oferecer comida humana ao seu pet. Isso pode fazer com que ele se acostume com esses alimentos e despreze a ração;

• Alguns animais se alimentam melhor depois de se exercitarem. Brinque ou passeie com seu pet antes da refeição;

• Se a troca de ração for necessária, faça a substituição aos poucos para que seu bichinho não estranhe a mudança.

Por fim, caso a inapetência persista, entre em contato com um veterinário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles