Conheça 3 das doenças que mais atingem os pets

Para quem gosta de animais, ter um bichinho de estimação é um sonho. Mas, ao mesmo tempo, requer muitos cuidados, em vários aspectos. Um deles é a saúde de nossos companheiros. Por isso, é importante conhecer quais doenças são mais comuns.

Alergias causadas pela alimentação

Uma das doenças que são difíceis de serem controladas, mas que demandam muitos cuidados são alergias e infecções causadas pela alimentação. Por mais que tenhamos total atenção, é difícil saber tudo o que eles ingerem, seja em casa ou durante os passeios.

Caso o pet comece a vomitar ou sofrer com diarreia, vale a pena manter um olhar mais atento para que não se torne algo mais sério e grave, que traga complicações maiores. Para ajudar a evitar, é importante que as vasilhas onde os animais comem sejam constantemente lavadas, para evitar eventuais sujeiras, micróbios ou outros invasores.

Obesidade

Este costuma ser um problema bastante recorrente e que afeta a vida dos bichinhos. Muitas vezes, nos preocupamos com pessoas que sofrem com grande sobrepeso, e nos esquecemos que nossos animais também podem acabar tendo caso de obesidade.

Se os pets tiverem uma alimentação exagerada e não descontarem esta ingestão com exercícios e passeios frequentes, a tendência é de que o peso aumente consideravelmente. Isso pode levar a problemas cardíacos e outras doenças.

Para ajudar a evitar este problema, a receita é relativamente conhecida, embora, às vezes, seja difícil de colocar em prática: realização de exercícios frequentes, como momentos de brincadeiras e passeios, além de uma alimentação adequada, de acordo com o tamanho do pet.

Também é importante que, em caso de obesidade, o tratamento seja feito com ajuda de nutricionistas e veterinários. Por vezes, o organismo do animal pode sofrer alterações, então, não basta apenas fazê-lo parar de comer e realizar exercícios. É importante saber as causas dos problemas.

Otite

Outra doença que é bastante comum nos bichinhos é a otite. Os ouvidos são bastante sensíveis e, por isso, podem acabar gerando problemas. Uma das causas possíveis é o fato de os pets ficarem com a região úmida após um banho. Uma infecção pode ser gerada a partir disso.

A princípio, não é uma doença tão grave, mas pode se tornar se o problema não for tratado rapidamente, fazendo com que o quadro evolua, podendo chegar até mesmo a uma meningite.

Para saber se o bichinho está com otite, é preciso atentar para alguns comportamentos, como perceber se eles mexem com frequência na orelha ou se movimentam a cabeça de forma anormal.

Além destes três problemas bastante comuns, existem outras doenças que acometem os pets com certa frequência.

As infecções causadas por vermes, por exemplo, são bastante conhecidas e podem causar desarranjos intestinais, perda de ânimo e outros sintomas. Por isso, são muito comuns os vermífugos para animais de estimação.

A depressão também acomete animais, embora muitos donos não saibam disso. Se o pet agir de forma estranha, evitando contato e interação, comendo menos, entre outros comportamentos, pode ser o caso de procurar um veterinário e considerar o diagnóstico de depressão.

O mais importante, acima de tudo, é que os donos sempre estejam cuidando dos companheiros, com visitas periódicas ao veterinário e se atentando para possíveis sintomas e anomalias que surjam no corpo ou no comportamento.

Quer ficar por dentro de todos os serviços relacionados ao mundo dos pets? Baixe nosso aplicativo e conheça nossos produtos e serviços. Sempre oferecemos promoções e novidades para os amantes dos animais. Acompanhe o nosso trabalho!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recent posts

Featured articles