Chocolate: por que esse alimento é tão prejudicial para os pets?

chocolate por que esse alimento e tao prejudicial para os pets

Os pets sempre estão ao redor dos humanos quando o assunto é comida. Eles pedem com aqueles olhinhos, e fica irresistível negá-los um pedacinho daquilo que estamos comendo. Mas existem certos alimentos que não podem ser compartilhados com eles, principalmente o chocolate, que pode ser fatal. Vejamos no post por que o chocolate é um alimento tão prejudicial para os pets.

Confira!

Por que chocolate é um alimento prejudicial para os pets?

O chocolate é um doce bastante popular e saboroso, e para nós, humanos, ele possui uma série de componentes que fazem bem à nossa saúde, se consumidos moderadamente. Mas o mesmo não pode ser aplicado aos animais de estimação.

O chocolate para pets não é inofensivo e pode até matar. Desta forma, nem um mínimo pedacinho pode ser oferecido a eles. O chocolate é proibido para animais, principalmente cães e gatos, pois traz muitos riscos à saúde deles. Eles são listados como proibidos devido a uma substância bastante tóxica chamada teobromina, que está presente neste alimento.

Para nós, humanos, a teobromina é facilmente digerida e não oferece riscos à saúde. Mas para os pets, esta substância não consegue ser eliminada do organismo deles rapidamente e pode fazer um grande estrago na saúde dos bichinhos.

Quais os sintomas que os animais apresentam ao consumir chocolate?

Até mesmo uma pequena quantidade de chocolate, de cerca de 35g, para um cachorro de pequeno porte, já pode ocasionar vômitos e diarreia. Caso seja oferecido o dobro desta quantidade, os sintomas podem ser relacionados aos batimentos cardíacos, que ficam acelerados. Caso o animal ingira mais do que isso, ele pode começar a ter tremores e até mesmo uma convulsão.

Nos chocolates amargos, a teobromina é maior, por isso oferecer a eles este tipo de chocolate pode ser fatal, mesmo se for oferecido em pouca quantidade.

Os principais sintomas de intoxicação por chocolate em animais de estimação, geralmente, são os seguintes:

  • Excitação do sistema nervoso;
  • Hipertensão arterial;
  • Arritmia cardíaca;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Tremores;
  • Insuficiência urinária;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Convulsões;
  • Morte.

De acordo com a Veterinária Juliana Sonoda, de São Paulo, os sintomas variam de animal para animal, mas geralmente o primeiro sinal de que o pet está intoxicado é o vômito. “Vai depender da quantidade de chocolate que ele consumiu. Pode causar vômitos porque irrita o estômago, podendo inclusive gerar uma úlcera e levar o animal à morte. É muito importante não dar chocolates a eles. Quanto mais concentrado for o doce, mas tóxico será. Nem mesmo o chocolate branco está livre de causar problemas”, afirma a profissional.

Uma alternativa: os chocolates para pets

Hoje em dia já existem os chocolates próprios para animais de estimação. Estes são seguros e livres das substâncias que tanto mal fazem aos nossos animais. E acima de tudo, eles gostam bastante!

Se você possui um pet, esta informação pode ter sido útil a você. Se acha que pode ajudar alguém mais, compartilhe em suas redes sociais!

Visite nosso site e conheça nossos produtos. Baixe também o nosso App (disponível para Android, em breve para IOS).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles