3 dicas para estimular a inteligência do seu cachorro

3-dicas-para-estimular-a-inteligencia-do-seu-cachorro

Assim como nós humanos nos preocupamos em estudar e manter a mente exercitada, é importante cuidar da inteligência do seu cachorro. Os jogos, brincadeiras e outras atividades ajudam a promover estímulo aos cães e por consequência, ganham também melhor qualidade de vida.

O estímulo traz resultados na fisiologia do cérebro, que é um órgão. Porém, para entendermos isso melhor, basta pensar em um músculo que, quanto mais exercita, mais cresce. No caso do cérebro, mais estímulo significa melhor desempenho para o animal. Resumindo, você ganha um cachorrinho ainda mais esperto!

Veja a seguir, algumas dicas de brincadeiras e demais atividades que possuem o poder de estimular a inteligência dos cachorros!

Brincar de esconder

Sabe aquela brincadeira que não tem uma criança que recuse, o esconde-esconde? Pois é, ela funciona muito bem com os animais, especialmente os cachorros. Só que dessa vez você deve esconder um objeto ou petisco que ele goste muito para que ele encontre, sozinho ou com a sua ajuda.

Com isso, você estimula o olfato do seu cão, além de ter um momento de diversão para os dois. É possível fazer essa brincadeira com uma infinidade de objetos divertidos e dentro de casa. Muito fácil!

Mude detalhes da rotina

Uma forma simples de estimular a inteligência do seu cachorro é mudar alguns detalhes da rotina dele. Na hora de passear, você pode escolher um local diferente da rota de costume, por exemplo. Isso proporciona toda uma gama de cheiros novos e diferentes imagens para o seu pet apreciar.

O ambiente é algo muito convidativo para o cão, por isso, se você tem a oportunidade de deixá-lo explorar locais diversos, ele ficará muito satisfeito. Isso vale também para contato com pessoas e animais diferentes, tudo se transforma em informação e estímulos novos.

Exercícios de treinamento

Sabia que a prática da obediência também traz estímulos à inteligência canina? Pois é, aqueles treinos de dar a pata, sentar e ficar de pé são ótimos para deixar o seu cachorro mais inteligente e, claro, mais obediente. O reforço positivo é o melhor método para ter sucesso: ele consiste em dar um petisco a cada acerto.

O recomendado é fazer isso por no máximo 15 minutos, porque pode estressar seu cachorro ao invés de ajudar na inteligência – e isso nós não queremos. Faça em forma de sessões regulares, obedeça ao tempo recomendado, e então verá resultados no comportamento e na qualidade de vida do seu companheiro.

Viu como é simples estimular a inteligência do seu cachorro? Coloque essas dicas em prática e veja como o seu pet ficará mais esperto e também mais feliz. Afinal, toda a interação com você e brincadeiras é benéfica, inclusive para combater ao estresse do animal.

Além disso, encare como oportunidades de passar um tempo a mais com o seu cachorro. Assim, aproveita para cuidar tanto da mente dele quanto reforçar o laço entre o seu bichinho e você.

Não perca tempo: baixe o nosso app e tenha acesso a várias dicas, além de promoções de produtos para donos e pets (disponível para Android, em breve para IOS)!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles