Por que é importante para os pets manter uma alimentação saudável?

Gatos

Uma das grandes preocupações é ter uma alimentação saudável. Quando falamos no mundo dos pets, não é diferente. Mais importante do que colocar uma ração qualquer para o animal comer, deve-se pensar em uma alimentação balanceada. Mas é possível fazer isso? Quais questões isso envolve?

Alimentação dos Animais

Cada animal possui uma alimentação compatível com as exigências particulares de cada um. O que difere um pet do outro em relação à forma de se alimentar é a idade, estilo de vida, raça e ainda o estado físico do pet.

É importante sempre pensar nisso quando colocamos a refeição dos animais. Cada espécie tem um determinado tipo de alimentação. Por exemplo: um animal castrado deve se alimentar com uma ração específica.

Deve-se dar comida humana para animais?

Um erro que acontece muito é dar comida que as pessoas consomem (do prato) para os animais. Para realizar uma alimentação natural para cães e gatos é importante contratar um veterinário com experiência na área de nutrição, ou empresas que forneçam as porções diárias já balanceadas e suplementadas de acordo com a necessidade do seu animalzinho, seja ele cão ou gato.
Esse tipo de dieta que pode ser crua com ossos, crua sem ossos ou cozida, deve ser feita de acordo com as necessidades nutricionais dos bichos, pois elas são diferentes das dos humanos, por isso a importância de contar com um profissional capacitado para montar o menu correto. A parte boa é que existem vários alimentos, ervas, condimentos, permitidos para os bichinhos.

Quais alimentos são permitidos para animais?

Uma das formas de manter a alimentação balanceada é variando. Frutas, verduras e legumes podem ser ingeridos por animais, desde que não tenham sido temperados. Tomates, cenouras, melancia, banana e maçã são algumas das opções mais consumidas pelos bichinhos.

Até mesmo as rações estão sendo desenvolvidas com produtos naturais. Não é difícil encontrar rações com pedaços de cenoura, por exemplo, priorizando a natureza na alimentação dos bichinhos.

Mas, atenção, pois é importante consumir sem exageros. Siga as orientações de um veterinário de sua confiança, assim como é importante ler o rótulo com os ingredientes e a procedência do alimento.

Na verdade, o veterinário deve sempre ser consultado sobre qualquer alteração que você faça na alimentação do seu animal. Afinal de contas, apenas o médico saberá as reais necessidades que o organismo do seu pet precisa.

Além disso, respeite sempre cada fase do desenvolvimento do seu pet. Com o acompanhamento médico, é possível ter uma alimentação que faz bem ao seu bichinho sem prejudicar a sua saúde.

O local onde você compra os alimentos também é importante. Isso porque a má conservação de uma ração, por exemplo, pode prejudicar as propriedades presentes no alimento. Então fique atento com a conservação e a loja onde você compra os alimentos para o seu animal.

A parte boa é que existem diversas opções que não se limitam apenas à loja física. Inclusive, com a internet, é possível comprar alimentos fresquinhos para o seu animal e com uma entrega super rápida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles