Adestramento de cães: Qual a idade mais indicada para esse processo?

Adestramento e educação de cães

Ter um cãozinho significa ter um amigo leal e companheiro sempre ao seu lado. No entanto, quando esse amigo faz xixi pela casa toda ou destrói os móveis, talvez é a hora de pensar em um adestramento. O adestramento permite que o animal fique mais comportado e tranquilo. Além disso, é uma forma de aproximar mais o dono do seu pet, já que a comunicação entre ambos melhora. Veja nesse artigo qual a idade indicada para esse processo e quanto tempo dura o treino.

Quando devo iniciar o adestramento do meu cão?

O ideal é que o adestramento aconteça enquanto o cachorro ainda é filhote. Nesta fase o bichinho ainda está se desenvolvendo e fica mais fácil para ele adquirir novos hábitos. Durante essa fase é importante apresentar a ele movimentos mais simples e fáceis de executar, como sentar ou dar a patinha.

Cada cachorro tem uma personalidade e um temperamento diferente. Além disso, a criação do cão difere de um tutor para outro. Fora isso, tem as características das raças. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora do adestramento, mas vale lembrar que todo animal pode ser adestrado independente disso. O adestrador deve estar atento para todas estas características do animal para realizar um trabalho adequado com o perfil dele.

O adestramento pode ser feito em casa quando iniciado desde que o cão ainda é um filhote. Se você puder contratar um profissional, melhor ainda, já que ele é especializado nesse tipo de serviço e pode fazer o processo durar menos tempo. Caso queira tentar sozinho, você pode começar oferecendo ao seu amigo uma recompensa, que pode ser um petisco, sempre que ele obedecer ao seu comando. Porém, é importante não viciar o comportamento do cachorro apenas para receber algo em troca. Você pode intercalar os petiscos com outras coisas que o cão gosta como uma brincadeira ou um carinho. Além disso, não é só a voz que conta durante o processo, mas também a postura do dono. Isso acontece porque o cachorro tende a imitar o comportamento do tutor.

Quanto tempo dura o adestramento?

Isso varia de cachorro para cachorro e também de acordo com o objetivo do adestramento. No entanto, quando o procedimento é realizado com o cão ainda filhote a tendência é que seja mais rápido.

Há casos em que o procedimento será realizado para corrigir algum comportamento do animal, o que pode ser algo simples. Em outros, o dono quer que o animal aprenda uma série de comandos e o obedeça. Quanto mais complexo for o treinamento mais tempo pode demorar. Ou seja, quanto mais comandos forem ensinados mais tempo de treino. Porém, em média, os adestradores dizem levar cerca de quatro meses para os treinamentos mais complexos.

É possível adestrar um animal com mais idade?

Possível é sim, mas talvez você precise de mais paciência. Os animais com mais idade demoram um pouco mais do que os filhotes para aprenderem os comandos. No entanto, eles podem aprender movimentos mais complexos do que os mais novos. O que é importante é observar a personalidade do cachorro e adequar o adestramento a essas características.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles