Shampoo para cães: O que eu preciso saber antes de comprar para o meu pet?

shampoo-para-caes-o-que-eu-preciso-saber-antes-de-comprar-para-o-meu-pet

O banho do cachorro pode ser um grande desafio para quem tem esse pet. Mais do que escolher o momento certo para lavar o cachorro, é importante usar o shampoo ideal para o seu animal de estimação.

Por que é importante usar um shampoo para cães no seu pet?

Os shampoos para cães são desenvolvidos especialmente para o seu animal. Por isso, é extremamente perigoso usar o shampoo humano no cachorro, pois o mesmo contém um elevado nível de pH. Isso pode provocar irritações e alergias. E, se o seu cão for muito peludo, pode prejudicar a troca de pelos e dificultar a hora de penteá-lo.

Por isso, é importante comprar um shampoo específico para cães. Mas também existem algumas questões essenciais para escolher o melhor produto para o seu cachorro. Veja abaixo as 5 principais para não errar na escolha.

5 pontos para se levar em consideração na hora de escolher o shampoo para cães

Antes de comprar um shampoo para o seu cão, saiba que deve-se ficar atento a alguns pontos. Isso faz com que a sua escolha seja mais assertiva e com menos chances de errar.

1. Idade do cachorro

O tempo de vida do cão pode ser um fator importante para encontrar o shampoo ideal. Filhotes devem evitar tomar banho por questões de saúde, sendo recomendado em média de 45 dias a 12 semanas para dar a primeira lavagem.

Após isso, compre produtos específicos para filhotes. Isso é importante pois os shampoos são desenvolvidos de forma que não prejudiquem o desenvolvimento dos pelos do animal. E à medida que o cão crescer, o shampoo deve atender às especificações de cada raça.

2. Odor do shampoo

Um ponto que muitos donos não observam muito é o odor do shampoo. O olfato do cachorro é muito apurado, fazendo com que um shampoo com odor forte acabe fazendo mal para o animal. Escolha com calma e observe a reação do cão após o banho. Se espirrar muito ou apresentar irritações no nariz, é sinal de que o shampoo deve ser trocado.

3. Cor da pelagem

A cor dos pelos deve ser levada em consideração. Isso porque o cão com a pelagem escura precisa de um produto específico, que mantenha o brilho e ainda remova a oleosidade. Já o pet com pelo claro deve usar produtos que garantam a cor preservada por mais tempo, sem chances de ficar amarelada.

4. Tamanho do pelo

Para cachorros com a pelagem mais comprida deve-se investir em shampoos com propriedades desembaraçadoras. Já para os bichinhos com pelo mais curto deve-se apostar em shampoos que nutram os pelos.

5. Doenças

Há ainda opções voltadas para determinadas necessidades do seu cão. Existem shampoos desenvolvidos para tratar doenças específicas, como quedas de pelo, sarna e infestações de parasitas como carrapatos e pulgas. Analise também a reação do cachorro após tomar um banho, pois pode ser que o animal apresente alergia a determinado componente do shampoo.

Como escolher o melhor shampoo?

Muitas pessoas não ficam atentas à marca, uma vez que o importante é ser específico para cães. Mas em meio a diversas opções, você deve ficar atento com a marca. Isso pode não ser um fator determinante, mas lhe garante mais segurança do desempenho do produto.

Além disso, peça indicações de amigos ou até mesmo do veterinário. O mesmo pode indicar ótimos produtos que você nem imaginava. E lembre-se: você pode ter vários cachorros, mas todos são únicos. Então nem sempre um shampoo vai ter o mesmo resultado que o outro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles