Caixa de areia: 5 dicas para higienizar a do seu gato de forma correta

5 dicas para higienizar a do seu gato de forma correta

Os gatos são conhecidos por serem animais muito higiênicos e independentes. A tal ponto que não só aprendem a “usar o banheiro” sozinhos como podem rejeitar um local que considerem sujo. Isto significa que uma caixa de areia com muitos dejetos, ou mal limpa, afastará os felinos.

Basta imaginar que para eles é o equivalente a utilizar um sanitário público sujo e onde não foi dada a descarga. Por isto é fundamental que os tutores saibam como deixar o banheiro dos bichanos bem limpinho. Até mesmo porque as caixas sem higienização podem levar o animal a se aliviar em outros lugares da casa.

Embora a sensibilidade do gato à sujeira possa variar, as práticas de limpeza adequadas evitam a maioria dos acidentes. Você tem dúvidas de como deixar o banheiro do seu companheiro limpo? Então veja a seguir 5 dicas para higienizar a caixa do seu gato de forma correta!

Conheça 5 dicas para higienizar a Caixa de areia do seu gato corretamente:

1. Ponha um jornal embaixo da caixa

Antes mesmo de começar a limpeza propriamente dita facilite a sua vida e coloque um jornal embaixo da caixa do pet. Afinal, pode ser que ao enterrar as fezes um pouco da areia se espalhe pelo chão. O jornal reduz a bagunça e permite que ao final do dia a areia seja colocada novamente na bandeja. Uma opção mais elaborada para esta questão seriam as caixas fechadas.

2. Atenção à frequência da limpeza e troca de areia

A dica aqui é separar a limpeza entre diária e semanal. Na primeira o tratamento é apenas superficial e inclui a remoção das fezes e torrões com uma pá especial. Você pode inclusive jogar os dejetos no vaso sanitário. Realize o processo descrito pelo menos duas vezes ao dia. Na limpeza semanal a higienização deve ser mais completa, incluindo a troca da areia.

Use água e sabão neutro para limpeza total e cubra a bandeja para facilitar a higienização futura

3. Use água, sabão neutro e bicarbonato de sódio

Não se deve usar produtos tóxicos na limpeza da bandeja após o descarte da areia. Cloro e substâncias análogas podem acabar oferecendo risco ao seu bichinho. Use apenas água morna e sabão neutro para realizar a limpeza de modo seguro.

Sempre evite quaisquer produtos com cheiro, pois o olfato dos gatos é muito sensível. Depois de enxaguar bem a caixa de areia, seque e coloque uma camada de bicarbonato de sódio. Isto vai ajudar a remover os odores desagradáveis.

4. Cubra a bandeja com um saco plástico e facilite a próxima limpeza

Depois de realizado o procedimento anterior basta preencher a caixa com a areia nova. Uma dica que pode facilitar a limpeza futura é cobrir o fundo da bandeja com um saco plástico. Todo o processo de troca de areia e higienização ficará mais simples assim.

Atenção ao local da caixa para não intensificar os odores!

5. Não deixe a caixa em locais escuros e fechados e use vinagre para esterilizá-la

Outra dica para tornar o processo de limpeza mais simples é deixar a caixa em um local bem ventilado. A razão para isto é que os ambientes escuros e fechados intensificam os odores. Em consequência disto será mais trabalhoso eliminá-los por completo depois.

Por fim, a esterilização da caixa pode ser feita com vinagre – um produto inócuo para os felinos. Além de tudo ele ajuda a neutralizar os odores, especialmente da urina. Para realizar a higienização cubra o fundo bandeja com vinagre de vinho branco. Em seguida balance para o líquido espalhar e deixe repousar por 30 minutos.

Terminado o prazo esvazie a caixa de areia e passe uma esponja molhada com água quente. Seque bem antes de colocar o recipiente novamente para o uso.

Gostou destas dicas para higienização do banheiro do seu gato? Quer mais dicas? É só acessar o nosso site ou baixar o app! Você também encontrará promoções e serviços especiais para o seu pet!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles