5 cuidados que você deve ter ao escovar os pelos do seu cachorro

Manter os pelos do seu cachorro sempre escovados é uma excelente maneira de garantir que eles não embolem. Além disso, pentear também ajuda a evitar uma série de problemas, como feridas na pele do animal, por exemplo.

E, se você está procurando por dicas que possam ajudar na hora de pentear o seu animalzinho, veio ao lugar certo. Hoje falaremos especialmente sobre alguns cuidados que farão toda a diferença nessa hora. Quer saber quais cuidados são esses? Então, continue acompanhando o post. Boa leitura!

Por que escovar?

Muitos animais soltam pelo e isso é extremamente normal. Acontece que, durante a escovação, você ajuda a eliminar o excesso de pelos que fica sobre o corpo do cachorro e, com isso, evita-se também que se espalhem pela casa.

Escovar os cachorros com certa frequência auxilia ainda para que o bichinho não fique com os pelos embolados, o que pode causar até mesmo feridas na pele do animal. Agora que você já sabe da importância de escovar o pelo dos cachorros, vamos às dicas.

Qual é a pelagem do seu animal?

Conhecer o tipo de pelagem do seu animal é fundamental para que você faça a escovação da forma correta, utilizando o procedimento e a escova adequados. Geralmente, quando o pet tem uma raça definida, é mais fácil identificar qual é o seu tipo de pelagem. Aqueles que não possuem uma raça definida tornam esse processo um pouco mais difícil, mas não impossível de ser feito.

Escolha a escova adequada

Agora que você já sabe qual é o tipo de pelo do seu pet, procure escolher a escova que vai melhor se adaptar a esse tipo de pelagem. A escova do tipo rasqueadeira, por exemplo, pode ser utilizada em todos os tipos de pelos. Ao passo que a escova de pino deve ser usada apenas com cães de pelagem dura e média.

Escovando a pelagem do cão: passo a passo

Se o seu cachorro acabou de tomar banho, o mais indicado é que você seque os pelos antes de começar o processo de escovação. Isso ajuda a desembaraçar os pelos de forma mais fácil. Quando for escovar, manuseie a escova como se estivesse utilizando um pincel. Comece penteando o pelo na direção do crescimento e só depois que tudo estiver perfeitamente alinhado, repita o processo ao contrário.

Lidando com os nós

É comum que se formem nós na pelagem dos cachorros, especialmente aqueles que possuem pelos mais compridos e finos, como os malteses, por exemplo. Para acabar com os nós, comece a desembaraçar pelas pontas, de forma leve para não machucar o pet. Para ajudar no processo, você também pode usar a ponta de um pente fino.

E os filhotes?

Para que o filhote não acabe traumatizado com o momento da escovação, certifique-se de que ele esteja à vontade antes de iniciar. Para isso, pegue-o no colo, ofereça petiscos, carinho, e sempre tome cuidado para não colocar muita força durante a escovação, pois isso pode acabar assustando-o, o que dificultará as próximas vezes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles