Muitas pessoas não sabem mas, existem métodos diferentes para adestramento de cães e gatos, dependendo da sua preferência e do comportamento do seu pet, uma será a mais adequada. O adestramento colabora para a saúde mental e emocional do cachorro e gato e também estimula seu raciocínio e memória. Um pet adestrado tem um convívio mais tranquilo com outros animais, e também com as pessoas.
Continue lendo para conhecer cada método.
Adestramento tradicional 🐕🐈
Baseado no comportamento natural dos cães, usa métodos inteligentes, sem brutalidade, com estímulos positivos mas, também com estímulos negativos (repreensões). Entende que a adversidade não apenas faz parte da vida dos cães como é necessária para o seu desenvolvimento saudável.
Adestramento positivo 🐕🐈
A base é um princípio da psicologia humana chamado reforço positivo, é dar ao animal alguma coisa, como petiscos, carinho, elogio ou atenção sempre que o bichinho realizar uma ação correta ou esperada, isso aumenta a probabilidade de um comportamento desejado, como por exemplo: se ele sentar, ganha um petisco.
Conclusão:
Investir em um adestrador requer pesquisa, indicação e o mais importante entender a linha de pensamento que faz sentido para você e também com as características do seu pet. Não existe certo ou errado e nem milagre, qualquer adestramento requer paciência e treinos diários dos tutores com seus pets.
Fontes:
Cão Cidadão