Adoção responsável: o que você precisa saber antes de fazer uma?

Adocao responsavel o que voce precisa saber antes de fazer uma

Você sabia que os lares brasileiros têm mais animais de estimação do que crianças? Foi o que mostrou um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, são 132 milhões de animais domésticos contra 45 milhões de crianças até 12 anos de idade!

Assim, é notável o crescimento do desejo de adoção de pets. Mas, a adoção de um animalzinho precisa ser uma decisão pensada e responsável. Afinal, eles precisam de cuidado integral. Por isso, existem algumas regras que os futuros “pais” precisam seguir para adotar seu pet.

Regras

A primeira é a idade mínima. Apenas pessoas com idade igual ou superior a 21 anos estão aptas para adotar um animal. Além disso, para a adoção ser formalizada é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Outra regra importante é a assinatura do termo de responsabilidade. Ao assiná-lo, o dono se responsabiliza legalmente por cuidar bem do animal e se sujeita às penalidades legais em caso de descumprimento.

Alguns centros e feiras de adoção exigem também que os interessados passem por entrevistas. Por meio dessa entrevista, os cuidadores avaliam se a pessoa realmente tem condições financeiras e psicológicas de ter um animalzinho.

Por fim, algumas instituições também cobram uma taxa. Esse valor é para o cadastro do pet no Registro Geral de Animais e para viabilizar a implantação do microchip de identificação do animal.

Cuidados

Depois do passo a passo obrigatório, existem outros cuidados e detalhes que você precisa levar em consideração antes de adotar um pet.

Os animais têm sentimentos assim como nós. Eles não são brinquedos. Assim, precisam de carinho, atenção, cuidado e amor. Os animais mais adotados – cães e gatos – vivem cerca de dez anos. Assim, serão longos anos ao lado do seu pet. Também é válido que considerar que, assim como os filhotes precisam de cuidado praticamente integral, os cachorros idosos também vão precisar.

Outro ponto importante é o espaço para seu animal viver. Adotar um pet para deixá-lo preso a uma corrente no quintal exposto a chuvas é inaceitável – e se encaixa em maus tratos. Saiba desde já o tamanho que seu animal atingirá e pense se sua casa vai comportá-lo durante toda a vida.

Produtos

Em contramão à crise sofrida por vários setores, o mercado de pets brasileiro é o terceiro em faturamento mundial. A estimativa do Instituto Pet Brasil é que o mercado movimentou, nos últimos anos, mais de R$ 25 bilhões.

Assim, os produtos que seu pet necessita terão que ser levados em conta. Seu animal vai precisar de cama, brinquedos, produtos de higiene, remédios… Nós sabemos que no mercado existem diversas marcas oferecendo produtos, mas nem sempre é simples reunir e comparar todas as opções e preços no mesmo lugar, não é mesmo?

Por isso, aqui no nosso site você encontra os produtos que você deseja com todas as promoções e descontos para seu pet ter sempre o melhor com o melhor preço.

Para ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, baixe nosso aplicativo e confira todo o nosso conteúdo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles