A importância e como manter os dentes do seu cachorro ou gato limpos?

a-importancia-e-como-manter-os-dentes-do-seu-cachorro-ou-gato-limpos

Ter animais de estimação é uma escolha de milhares de pessoas. Comprando ou adotando, eles trazem mais alegria ao lar do dono, fazem o ambiente mais agradável. Mas, ao mesmo tempo, cuidar de um pet requer muita disposição e paciência.

Eles não são brinquedos e precisam de muita atenção com sua saúde. Dessa forma, é importante estar atento a qualquer sinal diferente e sempre levá-los ao veterinário(a) quando necessário.

Mas algumas situações podem ser responsabilidades do próprio dono. Muitos não se lembram o quanto é importante cuidar também da saúde bucal dos animais – cachorros e gatos principalmente.

Esse é um hábito que deve ser realizado desde filhotes. Pets que desenvolvem problemas bucais podem desenvolver graves consequências no futuro. Por isso, os donos devem procurar se prevenir e sempre se lembrar de cuidar desse tipo de higiene do animal.

Por que a escovação é importante?

O erro de muitos donos de cães e gatos é não se preocupar com a escovação dos dentes do animal. Muitos pensam que eles podem fazer por eles mesmo, inclusive comprando certos brinquedos em que eles podem esfregar seus dentes e realizar esse autocuidado dentário. Há donos também que não se arriscam por medo de levar mordidas.

Porém, caso não haja uma correta limpeza dos dentes dos pets, as bactérias que estão presentes na boca dos animais podem se multiplicar e, caso não sejam removidas adequadamente, podem provocar sérias doenças dentárias como o tártaro e cáries, além da queda dos dentes precocemente.

Em casos mais graves, as bactérias podem invadir a corrente sanguínea e causar diversos tipos de infecções, problemas renais, cardíacos, hepáticos e intestinais, o que pode levar o pet a óbito.

Como fazer a escovação?

Para que os donos de pet possam realizar uma escovação adequada, é preciso se atentar a alguns detalhes. Primeiro, é preciso utilizar uma pasta de dente própria para esses animais, que tenham propriedades antibacterianas e que não há problemas caso sejam ingeridas.

Não é recomendado usar escovas de dentes para humanos, uma vez que ela não será tão eficiente quanto aquela apropriada para essa tarefa. E nem usar pastas de dente que nós utilizamos, pois podem ser tóxicas para eles.

Geralmente, o veterinário(a) pode recomendar qual o melhor tipo de escova para o pet, aquela que não machuca e seja bem eficiente para limpeza. O recomendado é fazer a escovação do cão ou gato pelo menos uma vez por dia ou três vezes na semana.

É importante não deixar um intervalo muito grande entre as escovações, visto que isso proporciona o acúmulo de placa, tornando mais difícil sua remoção. É preciso escovar sem pressa e com delicadeza para não machucar a gengiva.

De que forma acostumar os pets a esse hábito?

É importante que o tutor do animal tente tornar esse processo mais fácil, tanto para não incomodar muito os pets e machucá-los, como para fazer a limpeza adequada. Tornar essa limpeza um tipo de brincadeira para eles é uma ideia. E a pasta dental para pets não é tóxica, portanto, não há perigo se eles a ingerirem, não tornando necessário realizar o enxágue.

Leve-os sempre para fazer exames de rotina e verificar como anda a saúde bucal do pet. Assim, será possível saber se a escovação está sendo efetiva e permite a prevenção de problemas mais graves futuramente.

Quer saber várias informações importantes para o seu pet e contar com promoções incríveis? Baixe nosso aplicativo para receber notificações imperdíveis!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles