A importância e os cuidados necessários com os pets no verão

a-importancia-e-os-cuidados-necessarios-com-os-pets-no-verao

Quando chega o verão, costumamos nos preocupar bastante com nossa saúde e aparência e isso é tema de diversas publicações em revistas, na televisão ou em qualquer outro meio. Mas não são só os seres humanos que precisam de cuidados na temporada mais quente do ano. Nossos animais de estimação também necessitam de carinho especial.
Você sabe como cuidar bem de seu pet nesta época do ano? Então confira nossos conselhos e dicas sobre a importância de tratar dos animais que nos trazem tanta alegria ao longo dos dias.

Importância do cuidado com o animal

Primeiro de tudo, é necessário saber os motivos pelos quais é tão importante cuidar de seu companheiro neste período do ano. Por conta do forte calor que costuma fazer, podem ocorrer problemas como a hipertermia, já que o animal não consegue tirar a quantidade grande de calor de seu corpo. Os processos do organismo animal para expelir o calor às vezes não são suficientes.
Além disso, esta época costuma ser a mais perigosa em termos de picadas de mosquito e outros insetos, que aparecem principalmente no verão. Dependendo do quanto o seu pet sofrer, ele pode desenvolver alguns tipos de doença, então mantenha a atenção nos comportamentos e na aparência do bichinho.

Dicas que podem ajudar seu animal a sofrer menos

Uma dica interessante diz respeito aos passeios com seu animal de estimação, principalmente os cachorros. Escolha bem o horário de sair com ele. Evite períodos de sol intenso e muito calor, pois isso pode machucar as patinhas do pet, além de causar insolação em casos mais extremos, levando à hipertermia já citada.
Para manter o animal hidratado, nunca se esqueça de deixar água disponível para ele. Se for sair de casa por bastante tempo, sem seu companheiro, garanta que a quantidade de líquido seja suficiente até a volta. Em períodos de calor, assim como acontece com os seres humanos, é fundamental que o bichinho não se desidrate.

Atenção com hábitos de outros períodos do ano

Não é raro vermos donos de pets levando seus companheiros para passear de carro. Mas no caso dos dias de verão, este não é um procedimento recomendado. O problema maior é quando o humano sai para algum local e precisa deixar o animalzinho trancado no veículo. No calor, isso é extremamente perigoso, podendo causar rápida insolação e desidratação. Em casos extremos, de muito tempo nestas condições, o pet pode perder a consciência ou até mesmo morrer.
Outra ação que passa despercebida na maior parte do ano, mas é importante no calor, é verificar a temperatura do asfalto quando for sair para passear. Muito cuidado, porque temperaturas muito altas podem causar queimaduras nas patas dos bichinhos e fazê-los sofrer justamente em um momento de felicidade para eles, como são as caminhadas pelas ruas da cidade.
São várias as dicas e produtos que podem ajudar seu animal de estimação a viver bem mesmo no verão, em altas temperaturas.

Quer conhecer ainda mais sobre o tema? Baixe nosso app e receba todas as novidades relacionadas ao mundo dos pets.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp