Adestramento: em quais situações esse processo é necessário para o pet?

adestramento-em-quais-situacoes-esse-processo-e-necessario-para-o-pet

Adestrar um pet não é uma tarefa fácil. Diferente do que muitos pensam, o adestramento não é feito somente para uma competição ou para trabalhar no batalhão da polícia, ou do exército, colaborando com investigações.

Muitos donos de cães lidam com a falta de disciplina e bagunça dentro de casa que os levam a atitudes erradas, por vezes, estressando ainda mais o animal.

A solução para estes problemas de indisciplina pode estar no adestramento. Veja quais situações podem ser amenizadas com esta técnica e melhore o relacionamento com o seu cão.

Necessidades fora do lugar.

Esta é uma situação muito comum em filhotes. Por serem muito novinhos e não estarem acostumados com o ambiente, acabam fazendo suas necessidades fisiológicas fora do lugar predeterminado por você.

Nestes casos, é necessário verificar a origem do problema para saber a melhor forma de corrigi-lo.

Esta indisciplina pode ser causada por ansiedade ou para chamar atenção do dono. Uma boa opção para resolver este problema é apostar em caminhadas pelo menos duas vezes ao dia.

Com uma guia confortável, um dos produtos para cães mais procurados, é possível montar uma rotina em que o cão entenda que possa fazer suas necessidades durante o passeio, fazendo com que o ambiente domiciliar já não seja mais convidativo.

Dependência emocional.

É comum que o cão apresente um comportamento agressivo ao lidar com a dependência ao dono.

Essa reação geralmente aparece quando pessoas se aproximam demais do indivíduo que ele identifica como dono ou interfira de alguma maneira no ambiente que ele pensa em ser dele.

A grande causa desta indisciplina está em deixar que o animal viva um cotidiano humano, como dormir na mesma cama que o dono.
O adestramento para esta disciplina precisa estar relacionado a palavras de ordem, sem que o dono ceda a reclamações que virão. É necessário mostrar ao cão que todos na casa tenham seus próprios lugares para dormir.

Você pode aproveitar alguns descontos para pet e comprar uma boa cama para o seu cão, que o impulsione a criar uma rotina na hora de dormir.

É importante ressaltar que o adestramento deve ser estimulado por elogios quando o animal fizer a coisa certa e não deve ser utilizado nenhum ato de violência, podendo gerar traumas e um distanciamento do cão.

Destruição de móveis.

Quando o cão é muito novo, é comum que destrua móveis para chamar atenção, especialmente se o dono passar muito tempo fora de casa.

Para isso, é importante que o animal entenda que deve ter uma rotina também para brincar.

Atualmente, petshops contam com uma vasta variedade de produtos para cães que podem servir como brinquedos. Durante o adestramento, aposte em mordedores e ossos que distraiam o animal e o faça esquecer do objetivo inicial.

É importante que o dono esteja sempre atento ao mau comportamento e o repreenda no momento exato da ação. Isto fará o cão compreender o seu próprio espaço e respeite as outras pessoas no mesmo ambiente.

Técnicas disciplinarias precisam existir por toda a vida canina. Quanto mais cedo os limites são impostos, mais chances de sucesso você terá para ter um animalzinho tranquilo e que consiga socializar não apenas com outros cães, mas também com humanos.

Baixe o nosso aplicativo e fique por dentro dos descontos e promoções dos nossos produtos para o seu pet.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles