Foi-se o tempo em que os animais de estimação eram “apenas” os melhores amigos do homem. Hoje em dia, eles são parte da família e têm direito a todas as regalias de uma boa qualidade de vida. Cama quentinha, lugares para passear, diversão, viagens e até festa de aniversário. O problema é que muitos donos de pets exageram quando o assunto é alimentação. Nem tudo que a gente come serve para os bichinhos. Neste post, vamos conhecer os alimentos e frutas que os gatos NÃO podem comer.
Confira!
As frutas parecem inofensivas, mas não são
Frutas, de maneira geral, embora não causem problemas imediatamente após o consumo, podem ser causadoras de doenças a longo prazo. Como elas possuem frutose, que é um açúcar, o consumo em excesso faz os gatos engordarem. Além disso, o sistema digestivo dos animais é diferente do nosso.
Confira os quatro tipos de frutas proibidas para os peludos:
- Frutas cítricas: os gatos não toleram a acidez presente na laranja, no limão e no abacaxi, por exemplo. O resultado é irritação no estômago dos bichinhos. Azia e queimação são os problemas imediatos após a ingestão.
- Abacate e banana: o abacate é uma fruta muito gordurosa e faz um mal tremendo para os pets. De acordo com a revista Época, a fruta possui uma substância tóxica chamada persin. Embora não traga distúrbios aos humanos, para os animais ela é extremamente prejudicial e, além de problemas respiratórios, causa diarreia e pode ser mortal. A banana, por sua vez, também causa diarreia e deve ser evitada, mesmo que os felinos adorem a fruta.
- Uvas de todos os tipos: a uva é prejudicial aos gatos, pois gera disfunções nos rins. Após a ingestão, o animal pode apresentar muita sede, vontade de urinar e até vômitos. Por isso, mesmo que ele esteja miando enquanto você desfruta de uma salada de frutas, é melhor mantê-lo longe.
Atenção a cinco alimentos comuns
Não são apenas as frutas que estão proibidas. Os gatos não devem, também, ingerir alguns alimentos, mesmo que eles gostem muito. Quer saber quais são? Continue lendo:
- Leite e derivados: muitos donos de gatos apostam no leite, mas a verdade é que esse produto causa problemas intestinais ao animal. É que a maioria dos felinos possui intolerância à lactose. Portanto, se quiser oferecer leite aos gatos, procure um produto específico para eles. Vale lembrar que até os humanos são intolerantes ao leite. Então, muito cuidado!
- Chocolate: os pets não comem chocolate. Essa é a regra básica. A teobromina, um composto encontrado no cacau e que aparece no chocolate, é tóxica para gatos (e cães, inclusive). Problemas gastrointestinais são os principais resultados da ingestão desse alimento.
- Cebola e alhos de todos os tipos: se você gosta de uma comida bem temperada e aproveita para dar o resto aos gatos, saiba que isso é um problema. A cebola, principalmente, atua nos glóbulos vermelhos e é capaz de provocar anemia. Já os alhos causam desarranjos intestinais.
- Atum: pois é, o alimento preferido dos bichanos não é tão bom assim. Você pode ofertar o atum aos gatos, mas esporadicamente. Esse não deve ser o único alimento, pois, caso contrário, os bichinhos terão uma dieta deficiente. Procure, portanto, atum específico para gatos.
Quais alimentos e frutas estão liberados?
Procuramos mostrar para você que os alimentos e frutas que comemos podem ser fatais aos bichanos. Portanto, é fundamental se informar antes de oferecer qualquer comida aos felinos. Eles gostam de proteína, então você deve oferecer carne sem tempero, como peixe, carne vermelha e frango. As cozidas são as melhores opções.
Água de coco, melancia sem semente e melão também estão liberados. O ideal, porém, é que você ofereça apenas ração preparada exclusivamente para eles. Hoje, existem no mercado produtos que propiciam diversos nutrientes.
O que achou do conteúdo? Quer receber dicas e promoções de produtos e serviços? Baixe o App do nosso site e saiba como cuidar do seu pet da melhor forma.