Saiba como escolher o modelo de escova ideal para os pelos do seu gato

saiba-como-escolher-o-modelo-de-escova-ideal-para-os-pelos-do-seu-gato

Ter um animal de estimação gera sensação de alegria e companheirismo para seus donos. Em muitos casos, os bichos tornam-se membros da família. Por isso, conhecer os cuidados essenciais com os quais os pets devem ser tratados é fundamental.

Apesar de parecerem independentes, os gatos requerem atenção especial de seus donos, principalmente em relação à pelagem. Lidar com o pelo do animal da maneira adequada pode evitar desconfortos, sujeiras e até mesmo problemas de saúde.

Os gatos costumam se lamber constantemente, ato popularmente conhecido como “banho de gato”. Eles fazem isso como forma de higiene, para se sentirem limpos, tirarem possíveis odores e deixarem a pelagem mais fresca.

Por que escovar os pelos do gato é importante?

Por se lamberem bastante, os gatos acabam soltando bastante pelo. Assim, é comum que muitos tenham problemas com bolas de pelo na garganta e no estômago, que podem acarretar, em casos mais serios, graves problemas de saúde para o animal.

Por isso, escovar o seu gato e tirar o excesso de pelo é ação imprescindivel para os donos, pois evitará que o bicho solte pelos em qualquer lugar da casa, contribuindo também para a limpeza do local. Além disso, servirá para deixar o pelo com brilho e retirar nós que podem estar incomodando o animal.

É importante lembrar que é melhor realizar a escovação do pet em ambiete externo. Se isso não for possível, coloque uma toalha molhada embaixo, para evitar que os pelos se espalhem pelo local.

Antes de iniciar o processo de escovação, tente acalmar o animal. Gatos costumam ser ariscos e, se pegos de surpresa, podem estranhar a ação. Por isso, deixe o pet o mais tranquilo e acostumado possível com aquele ritual, que se repetirá constantemente.

Escova ideal para cada tipo de pelo
  1. Pelos curtos: Esse tipo requer escovas de cerdas macias ou de borracha. A ação deve ser repetida uma vez por semana.
  2. Pelos médios: O pente de dentes curtos pode ser uma boa opção para esse tipo de pelagem, que deve ser escovada cerca de duas vezes por semana.
  3. Pelos longos: Para essa pelagem, é recomendado o uso de pentes de dentes largos ou escovas com cerdas mais duras, que além de desembaraçarem, podem evitar a criação de novos nós. Em razão do grande volume de pelo, a escovação deve acontecer de 3 a 4 vezes por semana.
  4. Vale destacar que, na hora de escovar o animal, o dono deve tomar cuidado com regiões sensíveis, como o focinho, a área dos olhos e a barriga. Além disso, o corte sempre deve ser realizado na direção do pelo.

Como cuidar melhor do seu pet?

Seu animal de estimação merece o melhor cuidado e toda a atenção, afinal, ele faz parte da familia. Por isso, você precisa do melhor aliado para estar ao seu lado.

Com o aplicativo, você tem acesso, na palma da mão, a todas as novidades e promoções, tanto de produtos quanto de serviços, para o seu pet. Baixe agora e facilite o cuidado do seu parceiro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles