Saiba como dar banho a seco no pet

banho a seco

Vamos ser sinceros, para quem ama seus bichinhos, nada é mais prazeroso do que ficar aconchegado com eles durante horas, não é mesmo? Especialmente, claro, se eles estão cheirosos e com os pelos macios.

No entanto, em pouco tempo o frescor de um belo banho vai embora e os animais voltam a exalar seus odores naturais, principalmente o suor. Embora seja tentador, lavá-los com muita frequência pode fazer mal para a pele, deixando-a escamosa, ressecada e, até mesmo, causando alergias.

Mas, então, o que fazer para se livrar da sujeira e ainda manter a saúde dos bichos em dia? Simples! Basta dar banho a seco no pet. Quer descobrir mais sobre o tema? É só ficar conosco durante todo este artigo, combinado?

Quando dar banho a seco pode ser a melhor opção?

No geral, existem diversas situações onde dar banho a seco no pet pode ser a melhor escolha, se comparada com o banho tradicional. Entre elas estão:

Quando o animal apresenta alergias na pele

Os bichinhos que possuem alergias, principalmente dermatites, precisam de algo que seja calmante e que alivie a coceira. Logo, tomar banhos comuns seguidos pode piorar a situação, já que há todo um ciclo de “molha, esfrega, seca, penteia”, que fricciona a pele.

Por outro lado, o banho a seco pode proporcionar um alívio imediato e seguro, evitando complicações, já que tende a ser mais gentil com a camada mais externa da pele.

Quando está frio

O clima mais frio dificulta a secagem dos pets, o que pode acabar ocasionando em lesões na pele e outros problemas, fora que, em períodos frios os banhos devem ser mais espaçados. Por isso, o banho a seco é indicado, assim cães e gatos se mantém limpos independente da época do ano.

Quando o pet se suja, mas já tomou banho recentemente

Se o seu animalzinho tomou banho alguns dias atrás, mas saiu para brincar e acabou sujando as patinhas, você pode contar com o banho a seco para contornar a situação. Isso porque, não há necessidade de lavá-lo do zero quando é possível limpar apenas as partes encardidas.

Quando o animal passou por algum procedimento cirúrgico

Se o seu bichinho teve que passar por uma cirurgia, é provável que o tempo de recuperação seja longo e haja certa proibição quanto aos banhos (para não molhar o local da incisão). Nesses casos, basta utilizar o banho a seco para retirar o cheiro forte dos pelos e deixar seu pet mais fresquinho e tranquilo.

Quando o bicho detesta água

Infelizmente, alguns bichos possuem verdadeiro horror à água e não há o que os faça mudar de ideia. No entanto, isso não é motivo para deixá-los sujos e com cheiro forte. Embora um bom banho “molhado” deva ocorrer periodicamente, você pode lidar com a situação intercalando banhos a seco.

Mas, como faço para dar um banho a seco no meu pet?

O ideal é sempre começar lendo a embalagem e as dicas do fabricante. Em seguida, realize um teste de contato, ou seja, aplique uma pequena quantidade do produto em uma área limitada do corpo do seu animal, observando como a pele reage a ele.

Se não houver nenhuma reação estranha, você pode iniciar o processo, seguindo as etapas abaixo:

  • Aplique o shampoo a seco no pelo do seu pet, mas não exagere na quantidade;
  • Esfregue suavemente o produto, tomando cuidado com a região do rosto;
  • Aguarde alguns minutos para que os ingredientes ativos comecem a funcionar;
  • Com a ajuda de uma toalha, remova o excesso de shampoo. Lembre-se de retirar o máximo possível, para que os pelos não fiquem com aparência oleosa;
  • Finalize escovando seu bichinho.

De olho na embalagem!

Embora seja extremamente útil, é preciso ficar de olho no produto adquirido para dar banho a seco no pet. O ideal é evitar qualquer shampoo que:

  • Não possua sua fórmula especificada no rótulo;
  • Faça muita espuma, o que pode obstruir os poros do animal;
  • Contenha fragrâncias, principalmente as fortes, que podem gerar alergias e irritações, tanto para os bichos quanto para seus donos.
Gostou das nossas dicas? Para não perder nenhum conteúdo incrível como esse, basta baixar nosso app agora mesmo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp