Saiba como dar banho a seco no pet

banho a seco

Vamos ser sinceros, para quem ama seus bichinhos, nada é mais prazeroso do que ficar aconchegado com eles durante horas, não é mesmo? Especialmente, claro, se eles estão cheirosos e com os pelos macios.

No entanto, em pouco tempo o frescor de um belo banho vai embora e os animais voltam a exalar seus odores naturais, principalmente o suor. Embora seja tentador, lavá-los com muita frequência pode fazer mal para a pele, deixando-a escamosa, ressecada e, até mesmo, causando alergias.

Mas, então, o que fazer para se livrar da sujeira e ainda manter a saúde dos bichos em dia? Simples! Basta dar banho a seco no pet. Quer descobrir mais sobre o tema? É só ficar conosco durante todo este artigo, combinado?

Quando dar banho a seco pode ser a melhor opção?

No geral, existem diversas situações onde dar banho a seco no pet pode ser a melhor escolha, se comparada com o banho tradicional. Entre elas estão:

Quando o animal apresenta alergias na pele

Os bichinhos que possuem alergias, principalmente dermatites, precisam de algo que seja calmante e que alivie a coceira. Logo, tomar banhos comuns seguidos pode piorar a situação, já que há todo um ciclo de “molha, esfrega, seca, penteia”, que fricciona a pele.

Por outro lado, o banho a seco pode proporcionar um alívio imediato e seguro, evitando complicações, já que tende a ser mais gentil com a camada mais externa da pele.

Quando está frio

O clima mais frio dificulta a secagem dos pets, o que pode acabar ocasionando em lesões na pele e outros problemas, fora que, em períodos frios os banhos devem ser mais espaçados. Por isso, o banho a seco é indicado, assim cães e gatos se mantém limpos independente da época do ano.

Quando o pet se suja, mas já tomou banho recentemente

Se o seu animalzinho tomou banho alguns dias atrás, mas saiu para brincar e acabou sujando as patinhas, você pode contar com o banho a seco para contornar a situação. Isso porque, não há necessidade de lavá-lo do zero quando é possível limpar apenas as partes encardidas.

Quando o animal passou por algum procedimento cirúrgico

Se o seu bichinho teve que passar por uma cirurgia, é provável que o tempo de recuperação seja longo e haja certa proibição quanto aos banhos (para não molhar o local da incisão). Nesses casos, basta utilizar o banho a seco para retirar o cheiro forte dos pelos e deixar seu pet mais fresquinho e tranquilo.

Quando o bicho detesta água

Infelizmente, alguns bichos possuem verdadeiro horror à água e não há o que os faça mudar de ideia. No entanto, isso não é motivo para deixá-los sujos e com cheiro forte. Embora um bom banho “molhado” deva ocorrer periodicamente, você pode lidar com a situação intercalando banhos a seco.

Mas, como faço para dar um banho a seco no meu pet?

O ideal é sempre começar lendo a embalagem e as dicas do fabricante. Em seguida, realize um teste de contato, ou seja, aplique uma pequena quantidade do produto em uma área limitada do corpo do seu animal, observando como a pele reage a ele.

Se não houver nenhuma reação estranha, você pode iniciar o processo, seguindo as etapas abaixo:

  • Aplique o shampoo a seco no pelo do seu pet, mas não exagere na quantidade;
  • Esfregue suavemente o produto, tomando cuidado com a região do rosto;
  • Aguarde alguns minutos para que os ingredientes ativos comecem a funcionar;
  • Com a ajuda de uma toalha, remova o excesso de shampoo. Lembre-se de retirar o máximo possível, para que os pelos não fiquem com aparência oleosa;
  • Finalize escovando seu bichinho.

De olho na embalagem!

Embora seja extremamente útil, é preciso ficar de olho no produto adquirido para dar banho a seco no pet. O ideal é evitar qualquer shampoo que:

  • Não possua sua fórmula especificada no rótulo;
  • Faça muita espuma, o que pode obstruir os poros do animal;
  • Contenha fragrâncias, principalmente as fortes, que podem gerar alergias e irritações, tanto para os bichos quanto para seus donos.
Gostou das nossas dicas? Para não perder nenhum conteúdo incrível como esse, basta baixar nosso app agora mesmo!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles