Homeopatia para gatos: saiba como funciona

homeopatia-para-gatos-saiba-como-funciona

Mais do que apenas animais de estimação, os gatos são uma parte importante da família e merecem todos os cuidados necessários, principalmente quando se trata de sua saúde. E nesse contexto de vida saudável e bem-estar dos felinos, a medicina veterinária vem buscando constantemente melhorias nos procedimentos de prevenção e tratamento de determinadas doenças e questões comportamentais, trazendo resultados bastante satisfatórios.

Cada vez mais popular o mundo Pet e no dia a dia dos donos e de seus bichinhos de estimação, a homeopatia tem se mostrado muito eficiente no quesito da saúde dos gatos e precisa levar em consideração diversos aspectos da vida do animal, como seus hábitos, comportamentos e demais particularidades.

Afinal, o que é a homeopatia e ela realmente traz resultados para os gatinhos?

Fundada pelo médico alemão em Samuel Hahnemann, em 1796, a homeopatia vem marcando presença na área da saúde. Cada vez mais médicos aderem a esta terapêutica. Trata-se de um método que tem o objetivo de proporcionar equilíbrio da saúde do paciente, estimulando reações orgânicas, sem correr nenhum nenhum risco com intoxicações ou efeitos colaterais, já que utiliza como base água, álcool e produtos naturais.

Para isso, são ministradas pequenas doses de medicamentos específicos, os quais poderiam causar em um paciente sadio sintomas similares ao da doença que está sendo tratada. Sendo assim, a prática não foca no combate da doença, mas se baseia em um incentivo do próprio organismo para que ele consiga se reestabelecer e voltar ao seu funcionamento de forma harmoniosa e saudável.

É um princípio aplicado tanto em humanos, como em animais, inclusive nos gatos. Este método terapêutico não vai tratar as partes separadas do animalzinho, mas sim ele como um todo. É uma forma de cuidar do organismo em sua totalidade, inclusive questões da mente e energia.

Isso quer dizer que a homeopatia para os gatos trazem diversas vantagens que vão além do tratamento da enfermidade e trazem mais qualidade de vida para os animaizinhos, como o alívio do estresse, por exemplo. Trata-se de uma técnica não invasiva e sem contra-indicações.

Além da facilidade da administração dos medicamentos, por serem feitos de glóbulos de açúcar ou gotas que podem ser diluídas na água, o tratamento homeopático também traz outro benefício em relação ao seu custo, que é bem mais baixo do que os tratamentos tradicionais.

Terapia homeopática para o tratamento de doenças comuns

Alguns dos problemas mais comuns que os gatos apresentam, que têm boa eficácia ao serem tratadas por meio da homeopatia são insuficiência renal, alergias, principalmente as alimentares, e também complemento de outras terapias, como os tratamentos tradicionais, conhecidos como alopático.

Embora a aceitação e crença da homeopatia para animais de estimação, inclusive gatos, ainda enfrente alguns percalços, sabe-se que ela funciona e é indicada quando se trata de doenças mais simples. Nos casos mais graves, o tratamento tradicional e mais indicado. Vale ressaltar também que qualquer tratamento, seja homeopático ou alopático, deve ser realizado por profissionais especializados para a maior segurança do gatinho e tranquilidade dos seus tutores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles