Entenda como os cachorros enxergam o mundo

Dog German Shepherd looking towards the camera. The photo has an extremley shallow depth of field.

Como os cachorros enxergam? Se você tem um cãozinho em casa, certamente já percebeu a alegria que esses animaizinhos mostram a nos ver. E não é à toa! Esses amigos inseparáveis são companheiros para todas as horas. Afinal, eles amam as nossas presenças e também não dispensam um bom passeio. Mas para que todas as atividades praticadas sejam prazerosas, é importante saber como os cachorros enxergam. Se esse assunto despertou a curiosidade, continue a leitura. Explicaremos todos os detalhes sobre a visão canina. Vale a pena conferir.

Como os cachorros enxergam? Descubra.

Antes de explicarmos como os cachorros enxergam, é fundamental compreender como a visão desses animais funciona em um contexto em geral. Dessa forma, é possível mencionar que os olhos dos animais tendem a apresentar dois tipos diferentes de células: os cones e os bastonetes. Com base nisso, os cones os auxiliam a enxergar cores. Já os bastonetes têm a capacidade de identificar a luminosidade do ambiente. Assim, a visão dos cachorros ocorre mediante a uma mistura desses dois tipos de células.

O cachorro enxerga colorido?

A resposta é sim. Porém, eles não têm a capacidade de distinguir todas as cores. Isso ocorre porque esses animais apresentam unicamente dois tipos de cones receptores de cor, enquanto nós, seres humanos, possuímos três. Se você se lembra das aulas de artes plásticas, deve saber que o azul, o verde e o vermelho são cores primárias e que a união entre elas é capaz de gerar outras colorações, certo? No entanto, a visão dos cachorros só consegue identificar as tonalidades originadas por meio do vermelho e do azul. Então, para tentar recompensar a ausência do verde, o cérebro desses animais tende a completar com a cor cinza todos os campos visualizados no dia a dia.

Como os cachorros enxergam a noite?

Os cachorros enxergam bem no período noturno. Aliás, a visão canina é muito melhor do que a nossa durante a noite. O número maior de bastonetes presentes nos olhos desses animais, permite maior captação de luz se comparada à visão humana. Mas vale mencionar que apesar desses bichinhos apresentarem uma ótima visão noturna, eles não conseguem enxergar diante de uma escuridão total.

Como cuidar da visão canina?

Agora que você já compreende como os cachorros enxergam, também é importante entender a respeito da saúde dos olhos deles. Com base nisso, é preciso considerar que, em similaridade com os seres humanos, os cachorros também podem desenvolver doenças capazes de afetar a visão. Entre elas estão a o glaucoma e as alergias. No entanto, alguns sintomas tornam-se visíveis e poderão indicar a necessidade de buscar uma clínica veterinária. Entre eles estão:

    • Aparente dificuldade de desviar de determinados objetos;
    • Córnea com um tom esbranquiçado;
    • Secreções intensas na região ocular;
    • Alterações na coloração dos olhos.

Assim, se você perceber qualquer uma dessas alterações no seu amigo peludo, não hesite em procurar um veterinário.

Lembre-se que quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores serão as chances de sucesso.

Gostou do texto? Então acesse o nosso site e baixe o nosso aplicativo. Você não vai se arrepender.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles