Gatos com tártaro: conheça as causas e tratamentos

saiba-como-prevenir-tartaro-em-gatos

Gatos são ótimos animais de estimação, mas como todos os animais que vivem em casas, eles também precisam de nossa atenção para o cuidado de sua saúde. Para garantir que os gatos tenham uma vida saudável e tranquila, um dos fatores essenciais é a atenção com a saúde bucal.

Nesse contexto, uma das principais doenças que afetam os gatos é o tártaro, sendo a formação de placa bacteriana nos dentes do bichinho. É um problema que se não for tratado da maneira correta pode levar a diversas complicações, como a inflamação das gengivas e, em consequência, ao mau hálito, dor, cárie e perda de dentes, dentre outros incômodos que podem afetar a saúde dos seus bichanos de forma geral.

Principais causas do tártaro nos gatos

De maneira geral, o tártaro nos gatos é causado por bactérias. Quando os gatos comem, as bactérias que estão presentes nos alimentos ficam depositadas na superfície dos dentinhos e, com a salivar e outras bactérias presentes na boca, dão origem ao acúmulo e surgimento do tártaro.

A combinação de todas as substâncias das bactérias acabam por formar uma camada de placa bacteriana que, ao se tornar mais espessa, se transforma em tártaro, ocasionando todos os possíveis problemas e complicações.

Tratamentos possíveis e formas de prevenção

O tratamento do tártaro nos gatos pode incluir limpezas regulares dos dentes, cuidados de saúde oral apropriados e remoção cirúrgica se necessário, normalmente quando o problema se encontra em um estágio mais avançado.

A prevenção também é a melhor opção, e os cuidados regulares com os dentes são essenciais para manter a saúde oral dos gatos. Alimentos e snacks específicos para gatos também podem ajudar na prevenção e tratamento do tártaro.

A importância da saúde bucal dos gatos

A saúde bucal dos gatos é extremamente importante, pois seus dentes e gengivas estão sujeitos a problemas, como infecções e inflamações. Isso não só pode causar dor e desconforto para um gato, mas também pode levar a complicações mais graves se não for tratado rapidamente. Uma vez que os gatos têm um sistema imunológico mais fraco do que o dos humanos, as doenças orais podem se espalhar mais rapidamente e passar para outras partes do corpo.

Para manter os dentes e gengivas saudáveis, é necessário fazer escovação dos dentes regularmente e levar o gato para exames bucais regulares. Isso permitirá que os problemas sejam detectados precocemente e tratados antes que se tornem graves. Uma dieta equilibrada também é importante, pois ajuda a manter a saúde bucal. Alimentos ricos em cálcio, como alguns tipos de peixe, por exemplo, são os mais indicados.

Pela saúde dos pets

Foi possível perceber que a saúde bucal dos gatos e dos pets de maneira geral é de extrema importância para o bem-estar e qualidade de vida dos nossos bichinhos de estimação. E para auxiliar nos cuidados gerais da saúde deles a PetIndica se destaca com dicas e promoções variadas de serviços e produtos diversos. Acesse nosso site e encontre o que você e o seu pet precisam.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp