Desmistificando mitos: seu pet pode interferir negativamente em sua gestação?

desmistificando mitos gestacao e pets

Que os animais trazem mais alegria ao ambiente e proporcionam diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar, não há dúvidas. Pessoas de todas as idades, desde crianças até os idosos, encontram nos pets a companhia perfeita para qualquer ocasião. No entanto, em relação às gestantes e o contato com os bichinhos de estimação, algumas desconfianças ainda perduram. Será que eles podem influenciar de modo negativo esta fase tão importante da vida da mulher?

Antes de mais nada, é preciso salientar que os animais podem ser os companheiros ideais nos nove meses de gestação e nos momentos posteriores, inclusive com os bebês.

Saúde dos pets precisa estar em dia

Para que a relação entre animais e gestantes aconteça de modo saudável, é necessário que os pets da casa estejam vacinados e vermifugados. Isso quer dizer que ao cuidar da saúde dos pets de maneira geral, os tutores estarão investindo em relações mais saudáveis e seguras.

Manter a carteira de vacinação em dia, uma alimentação adequada e balanceada, tratar qualquer problema de saúde que apareça nos pets e dar os vermífugos na frequência correta são os principais cuidados com os animais. Desta maneira, além de garantir a qualidade de vida dos animais e da família como um todo, principalmente das gestantes, será possível aproveitar os benefícios da presença dos pets da melhor maneira possível.

Outro fator de grande importância é manter a casa e o local em que os animais permanecem sempre bem higienizados. Isso porque as fezes e urina deles podem conter bactérias. Ademais, quando a limpeza e cuidados com a higiene dos pets devem ser intensificados quando os mesmos saem para passear fora de casa ou em ocasiões que tenham contato com outros animais.

Por esta razão, quando há gestantes e pets na mesma família, manter os locais sempre bem limpos precisa ser prioridade. Nesse contexto, é recomendado que os processos de limpeza sejam feitos por outros membros da família, e não pelas gestantes. Isso para garantir que elas não tenham contato com nenhum tipo de bactéria que possa prejudicar a saúde dela e do bebê.

Benefícios da convivência com animais

Cuidando da saúde dos pets e mantendo todos os ambientes devidamente higienizados, o que resta é apenas aproveitar a alegria dos animaizinhos, bem como os benefícios que eles podem oferecer, tanto para a nossa saúde física como mental.

Além de reduzir o estresse e contribuir para o combate dos sintomas de depressão, ansiedade e outras questões psicológicas, os pets também podem ajudar na socialização e serem ótimos companheiros nos mais diferentes momentos da vida.
As vantagens de se conviver com animais de estimação vão além das questões afetivas e ajudam a manutenção de uma boa saúde, como no controle da pressão sanguínea, do colesterol e dos níveis de triglicérides.

Quer saber mais sobre o encantador universo dos animais? Então, acompanhe os conteúdos do site da Petindica , que, além de produtos e serviços, traz todas as informações que você precisa saber para conviver bem com os animais que nos trazem tanta alegria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp