Conheça 3 opções de petiscos saudáveis para os cães

Pomeranian dogs standing on its hind legs to get a treat from owner

Quer fazer um agrado ao seu pet? Todos os cachorrinhos adoram receber um cafuné e amam ganhar petiscos, não é? Embora existam vários ossinhos e biscoitinhos industrializados para cães, muitos tutores buscam por petiscos naturais e mais saudáveis.

Contudo, o que pode ser dado? Qual alimento o pet pode ingerir como petisco sem passar mal? É importante saber isso, pois há alimentos comuns que podem causar danos aos cães. A uva, por exemplo, afeta os rins e podem levar o pet a ter deficiência renal. Já a maçã, pode ser oferecida com tranquilidade, em pequenos pedaços, e servirá para o animal se distrair e se alimentar de maneira saudável.

Vegetais que podem ser opções de petiscos para cães

Claro que o petisco natural ideal para o seu cão vai variar, de acordo com o gosto dele. Alguns preferem frutas, outras verduras. Seja como for, separamos uma lista de vegetais que você pode oferecer a eles, diariamente. São eles:

  1. Brócolis;
  2. Couve-flor;
  3. Repolho;
  4. Pepino;
  5. Aspargos;
  6. Vagem macarrão ou holandesa;
  7. Talos de salsão;
  8. Beterraba;
  9. Berinjela;
  10. Jiló;
  11. Quiabo;
  12. Chuchu cozido;
  13. Alcachofra;
  14. Abóboras cozidas;
  15. Palmito;
  16. Cenoura;
  17. Rabanete;
  18. Folhas como: agrião, salsinha, acelga, folhas de beterraba, salsão, alface, rúcula, folhas de cenoura, salsa e manjericão.

Você pode refogar e dar feito lanche, ou dar, por exemplo, cenoura crua para que ele roa. Muitos adoram esses petiscos naturais. Você também pode oferecer vagem e ervilha, desde que cozidos.

Contudo, é muito importante que você não use cebola, pois é tóxica para cães. Além disso, é preciso ter cuidado com o espinafre, pois ele tem muito ácido oxálico. Essa substância pode predispor o cão a ter cálculo urinário.

Varie nos vegetais ofertados como petiscos para cães e descubra quais ele mais gosta!

Frutas também são petiscos saudáveis

Há cachorros que não gostam de vegetais, mas adoram frutas. Você já tentou oferecer algumas delas para o seu? São petiscos naturais muito interessantes.

As opções são variadas. Veja algumas:

  1. Blueberries (mirtilo);
  2. Maçã sem semente (a semente é tóxica), com ou sem casca;
  3. Pera sem sementes (a semente é tóxica), com ou sem casca;
  4. Abacate sem casca, pois a casca é tóxica. Dê em pouca quantidade, por causa do excesso de gordura;
  5. Banana;
  6. Melancia;
  7. Melão;
  8. Goiaba;
  9. Caqui;
  10. Manga;
  11. Kiwi;
  12. Figo.

Uva, uva passa e carambolas são proibidas. Elas podem fazer mal aos rins do animal. Já as frutas cítricas, como laranja, mexerica e acerola merecem atenção, pela acidez. Caso dê, ofereça esporadicamente e em pouca quantidade. Se o cachorro vomitou ou está em algum tratamento, não ofereça frutas cítricas.

Além disso, não exagere na quantidade de fruta oferecida, pois elas têm açúcar. Se o seu pet estiver obeso, prefira as verduras listadas acima.

Outros petiscos que podem ser oferecidos aos cães

Seu cachorrinho gosta de pipoca? Se gostar, tudo bem? Pode oferecer a ele, sem sal. Você também pode fazer cookies especiais e saudáveis para dar como petiscos ao seu pet.

Uma receita muito simples e que você também vai gostar é o cookie de banana e aveia. Fazê-lo é muito fácil. Você vai precisar de:

  • 1 Banana;
  • 1 Xícara de farinha de aveia fina.

Como fazer:

Amasse a banana e misture bem com a farinha de aveia. Com um boleador de sorvetes, faça porções e coloque em uma forma de silicone. Leve ao forno por 15 minutos.

Depois de pronto, pode ficar até cinco dias em um pote fechado, fora da geladeira.

É um petisco saboroso e com muita fibra. Se a sua cadelinha não estiver prenhe, você pode colocar um pouquinho de canela na hora de fazer o petisco natural!

Sempre que for alterar a dieta do seu cão, converse com o médico veterinário.

Baixe nosso app e veja mais dicas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles