Como facilitar a adaptação entre gatos?

como-facilitar-a-adaptacao-entre-gatos

Ter um bichinho de estimação é tudo de bom, não é verdade? No caso dos gatos, eles são tão fofos que muitas pessoas acabam se apaixonando e querendo adotar mais de um. No entanto, alguns felinos podem ter uma maior resistência em conviver com outros animais, principalmente da mesma espécie. Até mesmo aqueles que aceitam outros companheiros podem estranhar em um primeiro momento.

Quando as coisas não saem como o planejado, o sonho de aumentar a família de peludos acaba se tornando um problema.

Nessas horas surge a dúvida: será que devo desistir e voltar atrás? Calma, que é possível reverter essa situação de forma positiva. Nesse artigo vamos te dar algumas dicas para facilitar a adaptação entre gatos!

Por que os gatos podem apresentar agressividade?

O gato costuma ser extremamente territorialista. Quando outro felino é introduzido em seu ambiente, ele pode se sentir ameaçado.

Na maioria das vezes, ele consegue aceitar, de forma positiva, a chegada do novo membro. Isso costuma acontecer em poucos dias.

Mas nem sempre o processo é tão fácil assim. Os gatos são muito sensíveis e temperamentais. A mudança pode ser estressante. Quando existe essa dificuldade de aceitação, podem ocorrer problemas, como brigas e arranhões.

O que não deve ser feito?

Se está pensando em aumentar a família de peludos, é importante sempre preparar o(s) gato(s) residente(s) para essa nova realidade.

Todo cuidado é pouco nessas horas. Um deles é na hora de fazer esse primeiro contato entre ambos. Nunca chegue com o novo integrante de forma repentina, colocando-o de frente com os demais.

Isso costuma ser um tipo de apresentação traumática e estressante, o que pode dificultar o processo de adaptação.

Outro ponto importante é ter paciência. Não force a barra e nem brigue com os bichanos. Isso irá piorar a situação ao invés de solucioná-la.

Dicas para a adaptação

É normal que os gatos demorem um pouco para se conhecerem e acostumarem com a presença do outro. Para que isso ocorra da maneira mais tranquila, veja as dicas que preparamos para você:

Separe os ambientes

Não é apenas o animal residente que pode ter dificuldades em se adaptar a novidade. O novo gato também pode estranhar essa mudança.

Portanto, é importante preparar o ambiente para a chegada do novo bichano. Separe um cômodo para ele e disponibilize caminha, comida, água, caixa de areia e brinquedos.

Antes da sua chegada, libere o acesso ao gato da casa para que ele cheire e reconheça o ambiente. Contudo, não deixe que ele use os objetos. Ele deverá apenas observar para entender que em breve terá um novo companheiro.

Cheiro

O novo pet chegou? Deixe que esse primeiro contato entre eles seja apenas através do cheiro. Isso vai despertar a curiosidade de ambos.

Uma dica é, depois de um tempo, trocá-los de cômodos para se acostumarem. Nessa hora coloque apenas o novo gato na caixa de transporte. Feita a substituição, observe como eles se sentem nesse novo ambiente.

Vá fazendo essa mudança gradativa até chegar o momento de apresentá-los. Uma dica é estimular, de forma positiva, essa aceitação, dando recompensas.

Encontro

Passado o tempo de isolamento, chegou o momento de apresentá-los oficialmente. Para evitar qualquer tipo de incidente, coloque-os em caixas de transporte.

Posicione uma de frente para a outra. Deixe eles se encararem por alguns minutos. Veja a reação de ambos. Depois disso, abra a porta de uma delas e deixe que o gato saia e vá até a outra cheirar. Repita esse procedimento com o outro.

No final, abra as suas caixas e deixe que eles se aproximem de forma natural. Acompanhe de perto. Caso briguem você consiga apartar.

Com amor e dedicação os gatinhos poderão despertar uma bela amizade entre si. A dica é sempre ter paciência e respeitar o tempo de cada um.

Gostou das dicas? Baixe o nosso aplicativo e fique sempre por dentro das novidades do mundo pet!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles