Benefícios do convívio entre crianças e animais de estimação

Ethnic kid girl playing with cat in a table

Quando uma família começa a se formar, com filhos pequenos e os pais, muitas vezes surge o questionamento sobre a possibilidade de ter um animal de estimação. Alguns ficam até com a dúvida em relação a este tópico, sem saber se é uma boa ideia misturar as crianças com os pets.

Para retirar qualquer questionamento, preparamos este conteúdo. Aqui, mostraremos os benefícios gerados pelo convívio entre as crianças e os animais de estimação. Porque sim, esta é uma boa pedida. Acompanhe até o fim e entenda por que.

Estímulo às noções de cuidado

Ter as crianças e os pets convivendo é uma maneira muito interessante de mostrar aos filhos noções sobre vários aspectos. Por exemplo, é uma forma de estimulá-los a aprender a cuidar do que é seu. O animal precisa de carinho, precisa ser higienizado, ter suas sujeiras limpas, sair para passeio etc.

Todas estas funções podem ser divididas entre os membros da família, obviamente respeitando os limites e possibilidades das crianças pequenas, de acordo com sua idade. De qualquer forma, é uma maneira de mostrar aos pequenos como é importante assumir responsabilidades quando queremos algo, além de cuidar do que é nosso.

Estas noções serão fundamentais para o futuro e, de maneira mais lúdica e divertida, podem ser mostradas a partir do convívio com um animal de estimação.

Mais diversão em casa

Além disso, o animal de estimação é, sem dúvida, um elemento essencial para a diversão. Com o pet ao lado, a criança tem mais opções para brincar, pode se divertir com o amigo de quatro patas. Isso sem falar que, com o tempo, cria-se um laço de amizade tão grande entre as partes, que só de ver o pet a criança já fica mais feliz.

Isso é fundamental para o desenvolvimento dos filhos. Eles precisam estar à vontade em casa e, mais do que isso, precisam ter suas diversões. O convívio com o animal de estimação ajuda bastante neste lado.

Menor sensação de solidão e gosto por atividades físicas

Um estudo conduzido por universidade dos Estados Unidos, a Universidade da Flórida, mostrou que crianças que têm um animal de estimação tendem a ser menos ansiosas e, principalmente, menos solitárias. É natural. Imagine um filho único, cujos pais precisam trabalhar durante a semana?

Fora do período de escola, ele tende a passar mais tempo sozinho e isso pode não ser bom para o desenvolvimento. Com um pet, ele tem um amigão para brincar, pode se distrair com diversão e isso também aumenta a autoconfiança, de acordo com o estudo.

Além disso, com o animal, não dá para ficar parado, é muita energia para gastar. Isso, no fim, estimula o gosto da criança por correr e, a longo prazo, pode fazê-las se aproximarem mais de exercícios físicos e esportes. Afinal, elas não ficaram em casa jogando videogame. Elas estavam gastando energia, rolando no chão e correndo com o pet.

Estes são alguns dos claros benefícios de apostar no convívio de crianças pequenas com os animais de estimação. Sem dúvida, é uma boa pedida.

Para finalizar, convidamos o leitor a baixar nosso aplicativo. Temos dicas e promoções incríveis, tanto em produtos, como também em serviços, para os animais de estimação e seus donos. Não perca tempo e tenha seu app na palma da mão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles