Cuidados diários que você deve ter com o seu animalzinho

cuidados-diarios-que-voce-deve-ter-com-o-seu-animalzinho

Ter um animal de estimação é uma alegria para a maioria das pessoas, que acabam inserindo os bichinhos como membros da família. Apesar da alegria trazida por eles em nossas casas, é preciso ter cuidados diários para que os mesmos mantenham-se saudáveis e confortáveis. Somente através de um cuidado detalhado e dedicado os cães conseguem estabelecer uma relação amigável com seus donos e viverem felizes por consequência.

É preciso ter em mente que ter um cão de estimação não é somente alegria. Os cuidados com ele devem ser diários, sempre com o acompanhamento devido de um veterinário para cuidar de sua saúde. O dono deve atuar ativamente na criação do animal, uma vez que a convivência e o cotidiano estão inseridos nesse ambiente.

Apesar de muitas pessoas saberem que é preciso manter cuidados diários para os animais, grande parte dos estreantes nesse cuidado não sabe quais são as tarefas necessárias. Por isso, separamos as principais para você colocar em prática com o seu cãozinho. Confira:

Alimentação

Ter uma alimentação de qualidade é necessário tanto para nós humanos, como para os animais de estimação. Sem isso, é impossível ser saudável e manter uma qualidade de vida. Os animais acabam desenvolvendo problemas de intestino, o que leva à debilidade e o desenvolvimento de doenças que podem afetar a saúde deles.

Dependendo do porte e da raça do animal, existem rações mais apropriadas para cada um deles, que podem ser indicadas pelo veterinário do seu pet. Existem rações para porte grande, pequeno, para filhotes, adultos, entre outras que são especiais para determinadas condições de saúde dos bichinhos. Geralmente, as rações premium especial e super premium são as mais completas em nutrientes e em suas fórmulas, proporcionando uma alimentação completa.

Além disso, opte por estabelecer, junto ao veterinário, uma rotina de alimentação saudável para o animal. Alimentá-lo demais e com muita frequência pode levar à obesidade, principalmente os animais de grande porte. Por isso, mantenha uma regra diária para a alimentação na medida do porte do animal. Animais grandes necessitam de mais comida do que os de pequeno e médio porte.

Outra opção que está muito em alta é a alimentação natural, que pode ser crua com ossos, crua sem ossos ou cozida. Isso não é o mesmo de restos de comida que sobram da sua refeição, mas sim uma alimentação apropriada e feita somente para ele, com alimentos frescos e saudáveis. Caso seja essa a opção de alimentação, a mesma deve ser montada pelo veterinário nutricionista, para que o animal absorva nutrientes necessários em alimentos certos. Existem várias opções de empresas e profissionais que montam o cardápio de acordo com a necessidade do seu cão ou gato.

Higiene

Os banhos são necessários para o animal, principalmente àqueles que possuem pelagem em excesso. Porém, isso não significa dar banho todos os dias. O ideal é tomar no máximo um banho por semana, com produtos especializados para cachorros e também prescritos pelo veterinário de acordo com a pele do animal.

Muitos possuem alergias a alguns produtos para banho, por isso é necessário avaliar suas condições antes de aplicar. Além do banho, a saúde bucal também é necessária. Separe uma escovinha pequena como a nossa para ele e procure escovar seus dentinhos todos os dias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles