5 cuidados necessários com os pets idosos

cuidados-necessarios-com-os-pets-idosos

Os pets são companheiros longevos que marcam uma grande etapa de nossas vidas com muita alegria, carinho e amor. É uma relação muito bonita e ao observar a evolução do tutor, junto ao crescimento físico e mental de um animalzinho de estimação, percebemos a importância que um teve para o desenvolvimento do outro.

Porém, infelizmente, com o tempo é natural que a saúde e capacidade física se deteriorem e o corpo entre em decadência, assim como acontece com os seres humanos. Por isso, é muito importante perceber as dificuldades e prevenir situações negativas que possam influenciar no dia a dia da casa. Separamos para você aqui, esses 5 cuidados necessários com pets idosos, confira!

Proporcione conforto

Em muitos momentos que consideramos até fofos ou engraçados, os pets jovens tendem a dormir em qualquer lugar e largados de qualquer jeito. Apesar disso não ser ideal para eles também, não haverá grandes prejuízos de imediato a sua saúde, uma vez que estão mais fortes e em desenvolvimento. Com pets idosos o cuidado com o conforto deve ser redobrado, para evitar problemas na coluna e articulações que possam comprometer a sua mobilidade.

O ideal é apostar em camas confortáveis e locais próprios para a soneca do seu cão ou gato.

Respeite o sono

Aproveitando o gancho deixado pelo item anterior, vamos à questão do sono. Animais de estimação com mais idade já estão cansados e tendem a dormir com mais frequência. É bem importante que o sono seja respeitado, uma vez que acordar repentinamente pode deixar o pet irritado ou até mesmo assustar o bichinho.

Respeite o espaço

Por dormirem mais e por estarem menos dispostos, alguns animais mais velhos podem vir a se isolar em certos momentos. O ideal é deixá-los no canto deles e apenas brincar ou interagir quando eles estiverem dispostos a isso. Incomodar um pet idoso pode gerar mau humor do mesmo ou causar problemas psicológicos como ansiedade e estresse.

Garanta a segurança do animalzinho

Esse é um ponto bem importante, a fim de se evitar lesões ou problemas mais sérios, uma vez que o sistema imunológico do bichinho já está debilitado. Não dê brechas para o azar, deixando locais que você sabe que o animal frequenta com possíveis riscos de queda ou batida. Tente deixar tudo de uma forma que ele consiga frequentar, porém sem correr riscos desnecessários.

Outra questão é que com o tempo alguns bichinhos perdem a visão. Por isso é importante não mudar bruscamente o local onde estão móveis e outras coisas, pois o pet pode se acidentar.

Higiene e saúde

É extremamente necessário manter a higiene do seu animalzinho, escovando os dentes e dando banhos periódicos. Outro ponto importante em relação à saúde é vermifugar com frequência e, caso tenha algum remédio indicado para alguma condição, que seja tomado sempre no mesmo horário para acostumar o pet, evitando que ele sofra algum tipo de estresse.

Se você gostou das dicas e quer ler ainda mais sobre cuidados especiais com o seu animalzinho de estimação ou conhecer a gente, não deixe de acessar o nosso site e baixar o nosso app!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles