Cachorro lambendo o chão: saiba o que pode estar acontecendo

cachorro-lambendo-o-chao-saiba-o-que-pode-estar-acontecendo

Os cachorros são seres curiosos e estão sempre observando o que acontece ao redor deles. Um barulho na porta já é motivo de latir e ficar à espreita para sentir o cheiro de quem se aproxima de casa (que pertence a ele… rs).

Ao sentirem cheiro de comida, logo ficam por perto e, se ela cair no chão e eles acharem atraente, vão querer provar o sabor.

Pegar um petisco no chão é comum, mas e quando lamber o chão não tem motivo aparente e se torna excessivo?

Por que meu cachorro está lambendo o chão compulsivamente?

Se o seu pet está lambendo o chão compulsivamente, muitas podem ser as razões. Esse comportamento pode estar relacionado a fatores psicológicos ou a fatores físicos.

Fatores psicológicos:

  • Necessidade que o pet está sentindo em ter mais atenção daquele que ele tanto ama: seu tutor.
  • Estar se sentindo entediado, precisando sair para dar um passeio ou gastar a energia com brincadeiras em casa mesmo.

Fatores físicos:

  • Náusea ou desconforto gastrointestinal.
  • Falta de nutrientes.
  • Síndrome de cushing.

Riscos ao lamber o chão

É bastante comum a limpeza do chão de casa ser feita com produtos químicos que eliminem germes e bactérias. Sendo assim, lamber o chão se torna perigoso para o seu cãozinho, uma vez que ele estará ingerindo certa quantidade de produto químico.

Outro risco seria o seu pet ingerir um inseto (mosca, mosquito, formiga, abelha). Se a abelha estiver viva, pode, inclusive, picar o seu cãozinho como uma forma de autodefesa.

Também existe a possibilidade dele contrair vermes ou até mesmo sofrer uma intoxicação por meio de alimentos que não sejam adequados a ele.

Como evitar esse comportamento?

Seguem algumas dicas que podem alterar esse comportamento:

Quando o seu pet começar a lamber o chão, desvie a atenção dele com brinquedos e brincadeiras que ele goste.

Estabeleça na sua agenda uma rotina de passeio, em que ele verá pessoas, outros animais, a natureza, o sol e poderá caminhar com você, fazer uma atividade em sua companhia.

A quantidade de vezes que seu pet precisará passear no decorrer da semana e a quantidade de vezes ao dia dependerá muito da energia que ele tem para gastar. Naturalmente, um filhote tem mais vontade de gastar energia do que um cãozinho adulto ou mesmo um mais idoso, por exemplo.

Dê atenção ao seu cãozinho, ele gosta de estar com você. Brincar com você e com os brinquedos dele pode ser tudo que ele precise para desestressar.

Cachorros que ficam sozinhos por muito tempo, sem seu tutor e sem a companhia de outros animais, podem sentir bastante a necessidade de ter mais atenção, carinho e a sua companhia quando você chega à casa.

Tenha brinquedos diversos para que o seu pet possa revezá-los e tornar o dia a dia mais dinâmico. Deixar uma roupa ou um item com o seu cheiro em um local que o animal tenha acesso, também é uma forma de acalmá-lo quando você não está em casa.

Caso essas tentativas não solucionem o hábito do seu cãozinho em lamber o chão, consulte o veterinário. Nunca medique seu cachorro de forma independente. Cada caso é um caso e o seu cãozinho é único.

Baixe o nosso App, disponível na Apple e no Google Store, e fique por dentro de nossas promoções.

Fontes:
https://www.petz.com.br/blog/cachorros/cachorro-lambendo-o-chao-compulsivamente/#:~:text=“Ao lamber o chão, o,atenção ao perceber este comportamento.

https://blog.cobasi.com.br/cachorro-lambendo-a-parede/

https://www.petlove.com.br/dicas/por-que-caes-lambem-chao-parede-compulsivamente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp