7 cuidados pós-castração de gatos e cães

7-cuidados-pos-castracao-de-gatos-e-caes

Os cuidados pós-castração de gatos e cães permitem que seu animal se recupere com saúde e logo volte para sua rotina. Para que isso aconteça você deve acompanhar de perto cada etapa da cicatrização, desde a chegada do atendimento.

Deixe seu bichinho descansar

Após o procedimento, o indicado é que o seu cão ou gato fique em repouso, por isso precisa descansar. Quando estiver em casa deixe ele na casinha, em sua cama, perto da sua comida e água, mas sem forçar a nada, nem brincadeiras.

O mais importante agora é que ele fique em repouso e depois faça por conta própria o que se sentir pronto. Mas, é claro, o acaricie e dê atenção, para que o animal se sinta acolhido e confortável.

Ajude na proteção do curativo

A roupa cirúrgica ou o colar elisabetano (“cone”) são essenciais para evitar que a incisão seja comprometida. Isso porque pode gerar dor e incômodo ao animal, fazendo com que ele queria lamber para alívio.

Então, esses acessórios são essenciais para evitar o contato do pet com o curativo e o processo de cicatrização seja tranquilo.

Fique tranquilo

A dica agora é somente para os tutores, que é de ficar tranquilo durante esse processo. Sabemos que a cirurgia pode trazer aflição, porque gera dor no bichinho, mas é um procedimento seguro e rotineiro.

Você só precisa ter muita atenção para as recomendações do veterinário(a) sobre os cuidados, a fim de ver seu pet correndo e alegre de novo.

Observe o seu pet nessa fase

O procedimento é simples e requer observação apenas para evitar quadros de infecções ou inflamações. Sendo assim, fique de olho no comportamento, de preferência esteja presente nesse momento ou oriente alguém para isso.

Ao sinal de qualquer sangramento ou aparência de inflamação, o veterinário precisa ser consultado.

Obedeça às orientações do veterinário para cuidar de gatos e cães no pós-castração

Bem como a saúde humana, cada caso é um caso quando falamos sobre o quadro do seu pet após a castração. Sendo assim, siga à risca as recomendações do veterinário sobre os cuidados no dia a dia.

Isso porque detalhes como a idade fazem toda a diferença, portanto, ofereça os medicamentos, cuide do curativo, entre outras ações.

Permita que a rotina retorne gradualmente

Os animais são muito ativos, por isso, pode ser que seu cão ou gato já esteja subindo em móveis nos primeiros dias. Então, a recomendação para você é fazer com que o bichinho não exagere nos movimentos por conta da sutura.

O ritmo, portanto, deve vir aos poucos, adaptado de acordo com a própria cicatrização.

Ajude seu pet a se acostumar com a nova condição

Pode ser que a castração mude hábitos, por exemplo, há gatos que ficam mais sedentários. Pensando nisso, faça com que os bons hábitos permaneçam mesmo depois da cirurgia, cuidando da saúde do seu pet. Mantenha as atividades de rotina e proporcione uma boa alimentação.

Sabendo todos os cuidados pós-castração de gatos e cães você tem a chance de trazer uma recuperação mais tranquila, respeitando as demandas do animal. Por isso aproveite as dicas e cuide do seu bichinho da melhor maneira possível nessa fase.

Baixe o nosso app e saiba tudo sobre como cuidar melhor do seu pet!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp