Saiba o que é otite canina e quais cuidados ter com seu pet

saiba-o-que-e-otite-canina-e-quais-cuidados-ter-com-seu-pet

Há várias doenças que podem acometer os animais, no caso da otite canina, surgem dores nos ouvidos do seu pet.

Esse quadro pode aparecer para qualquer raça e também em pets sem raça definida (SRD), e requer a sua atenção na rotina do seu cachorro. Mas não precisa se assustar! Basta obter informações para ficar de olho na saúde do pet, para buscar sempre a prevenção.

O que é otite canina?

A otite canina nada mais é do que um processo de inflamação que surge no ouvido do bichinho. Especificamente no conduto auditivo, um quadro muito comum em cães com orelhas mais caídas. Apesar disso, todas as raças estão sujeitas ao problema, que se não tratado pode chegar a um quadro de otite crônica.

Sendo assim, é importante saber que existem fungos e bactérias saudáveis no ouvido do seu pet. Porém, quando o excesso de umidade entra em contato com a região, um quadro de inflamação acontece. Isso resulta na otite canina, que gera dor e incômodo para o bichinho.

Causas e sintomas comuns

Visto que a umidade é uma grande responsável pelo quadro, é comum que os agentes como bactérias e fungos nocivos, ácaros, alergias e cera acumulada sejam culpados. Além disso, a entrada de água e algodão também podem prejudicar o conduto auditivo e gerar a inflamação.

Uma vez que algo assim aconteça, o animal vai manifestar alguns sintomas e a coceira é a primeira da lista. Além disso, o animal pode passar muito tempo chacoalhando a cabeça. A orelha também fica avermelhada, com odor forte, muita cera, inchaço, podendo surgir febre em quadros mais avançados.

Como cuidar do seu pet?

O tratamento para otite é geralmente feito com antibióticos e anti-inflamatórios, que ajudam a restabelecer a saúde do bichinho, resolvendo os sintomas. Sendo assim, ao perceber os sintomas é preciso que você leve seu pet para uma avaliação com veterinário.

Nesse atendimento o profissional vai te orientar a realizar a limpeza da região e uso dos medicamentos de acordo com as demandas do pet. Além disso, para casos mais avançados a cirurgia pode ser indicação de tratamento. Portanto, não demore em levar seu bichinho para diagnóstico.

Claro que é melhor prevenir, do que ver o animal chegar nesse estado. E você pode fazer isso no dia a dia. Ações práticas como higienizar as orelhas do animal corretamente colaboram para isso. E nos dias de banho, é necessário tomar cuidado para a água não entrar no ouvido.

Também é importante levar ao veterinário para avaliações periódicas da saúde do pet. Essas consultas são de rotina, servem para que o pet esteja sempre com a saúde em dia e você evite sustos. Além dos cuidados diários e do afeto, a presença de um veterinário te ajuda a tomar as melhores atitudes para com seu companheiro.

Agora você entende o que é a otite canina, como ela surge, as causas mais comuns e os sintomas. Somado ao tratamento que ajuda a trazer a saúde e o conforto de volta para o cachorro. Use a informação como ferramenta para promover qualidade de vida para seu pet.

Baixe o nosso app e tenha informações e novidades sobre os melhores cuidados para o seu pet!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp