3 dicas para dar banho nos cães em casa

3-dicas-para-dar-banho-nos-caes-em-casa

Para manter a saúde do seu cão em dia, com certeza não existe nada mais eficaz do que a higiene. Sendo assim, por mais que os animais não precisem tomar banho com tanta frequência, é fundamental mantê-los limpos.

Para isso, entretanto, não é necessário ficar gastando dinheiro em petshops, muito pelo contrário. Afinal, existe a opção de dar banho em seu pet em casa mesmo, levando em consideração alguns cuidados importantes, é claro.

A frequência dos banhos é uma das primeiras coisas que você deve ter em mente. Nesse caso, vale ressaltar que animais de pelo curto ou médio precisam tomar banhos a cada 15 dias, em média, no verão, e uma vez por mês no inverno.

Por outro lado, aqueles que possuem pelos mais longos necessitam de uma limpeza quinzenal independente da época do ano.

Além disso, o ambiente onde o cão vive também influencia diretamente nessa questão da frequência dos banhos, certo? Por isso, é necessário avaliar com atenção cada caso em específico.

Mas, então, o que fazer no momento de banhar o animal? Se você ainda tem essa dúvida, não se preocupe. Isso porque, logo a seguir, será possível conferir 3 dicas de como dar banho nos cães em casa. Acompanhe.

1. Prepare o local do banho

Primeiramente, você precisa preparar o local onde vai higienizar o seu pet, considerando sempre o tamanho dele.

Por exemplo, se for um cachorro de pequeno ou médio porte, muitas vezes é possível lavá-lo dentro do tanque. Caso contrário, o próprio box do chuveiro pode ser uma opção.

O recomendável é não dar banho ao ar livre com a ajuda de uma mangueira. Isso porque é importante que a água esteja morna tanto para que o animal não sinta a diferença da temperatura, quanto para que os produtos utilizados façam efeito.

Além disso, não se esqueça também de escolher o melhor horário para o banho, certo? O ideal é quando ainda há sol, principalmente durante o fim da manhã e o começo da tarde.

2. Escolha os produtos certos

Já pensou no melhor local para o banho? Então, agora é hora de focar nos melhores produtos de cães para passar no seu animal durante a higienização.

Nunca utilize substâncias feitas para os seres humanos nesse momento, certo? Como a pele dos humanos e dos animais são bem diferentes, isso pode acabar causando reações no bichano.

Assim, o xampu, o condicionador, o sabão e todos os outros cosméticos que serão utilizados devem ser adquiridos em lojas especializadas em pets. Se possível, esses produtos precisam levar em conta ainda o tipo e a cor do pelo do animal.

De qualquer forma, tenha em mente que o gasto com isso não será muito alto, já que um produto pode ser utilizado durante diversos banhos.

3. Limpe os lugares corretos e seque o animal

Você sabia que no momento de banhar o pet existem alguns lugares do corpo dele que merecem uma atenção especial? Normalmente, esses lugares acabam concentrando uma quantidade maior de sujeira e são os preferidos dos carrapatos e das pulgas. Entre eles estão:

– Axilas;
– Dobrinhas;
– Região genital;
– Entre as almofadas das patas.

Lembre-se também de colocar um pouco de algodão nas orelhas do cão para evitar que a água entre lá e cause alguma infecção.

Para finalizar, é fundamental secar muito bem o bichinho com o auxílio de uma toalha e de um secador/soprador, não deixando os pelos úmidos. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, deixar o animal úmido não é bom, já que isso pode causar alguma doença no futuro.

🙌 O que achou de todas estas dicas para dar banho no seu cachorro em casa? Caso queira ter acesso a novidades e descontos para seu pet, baixe agora mesmo nosso app, disponível na Apple e Google.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles