Antes de saber como fazer seu cachorro comer devagar, você precisa entender um pouco mais sobre esse assunto. Afinal, existem motivos por trás desse tipo de comportamento, necessitando da sua observação e claro, se tomar providências.
Vamos entender o que faz a comida sumir tão depressa do comedouro, compreendendo o que pode ocorrer nesse contexto. E não esqueceremos de te mostrar como ajudar o seu companheiro e os produtos ideais para o cãozinho.
O motivo do pet comer depressa
Assim como os humanos, os pets podem se sentir ansiosos e comer de maneira mais rápida. Esse é um entre tantos motivos para que a ração desapareça tão rapidamente. Além disso, o cãozinho pode ter medo de que outro pet ou alguém possa roubar a sua comida.
Isso pode acontecer com frequência no caso de cães que foram resgatados, bem como pets criados em conjunto. Quando fazem as refeições juntos, um ou mais podem ter hábito de comer primeiro e roubar a comida de outro. Com isso, os cachorros da casa de habituam a comer depressa, visto que correm risco de perder o seu alimento.
Os perigos dessa prática
A alimentação rápida pode até parecer fofa ou engraçada, mas não tem tanta graça assim quando observamos as consequências dela. Primeiro, a velocidade pode fazer com que muito ar seja ingerido, provocando gases e dores mais tarde.
Os sintomas são dores, vômitos, gases frequentes e até restos de alimentos mal digeridos nas fezes. Outro problema é o engasgo, porque o alimento segue o curso errado no organismo e compromete a respiração. Caso o alimento fique bloqueando a respiração, algo ainda pior pode acontecer com o bichinho.
Saiba como fazer o seu cachorro comer devagar
Visto que se torna algo perigoso, é preciso ajudar o pet a comer mais devagar. Para isso existem algumas ações por parte do tutor que são fundamentais. A rotina é uma delas, trazer previsibilidade para horário e quantidade das porções de ração.
O espaço para alimentação também precisa ser tranquilo. Deixe o comedouro em um espaço mais arejado e silencioso da casa. E na presença de mais cães na casa, vale a pena separar os comedouros se você perceber os sintomas.
Por fim, existem recursos que deixam a alimentação mais devagar. Um bom exemplo é o comedouro interativo, que possui empecilhos na hora de comer, como labirintos, que fazem o processo ser lento. Há também as pet bolas, que liberam a ração gradualmente.
Portanto, agora você já sabe como fazer o seu cachorro comer devagar. Mais do que isso, está bem informado sobre o assunto, podendo identificar o problema e compreender os motivos por trás dele. Na correria do dia a dia, esses detalhes podem passar despercebidos.
Aproveite as dicas para observar com carinho como os seus cães se alimentam, buscando ajudar se algum deles apresentar esses sinais de comer muito depressa. Tenha um olhar focado em rápida respiração e comedouro que fica vazio logo.
Aproveite também para obter descontos em produtos para o seu pet baixando nosso app!