País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Esta raça apareceu na Ilha de Terra Nova, na Península do Labrador, no Canadá. Lá, os cães eram muito usados pelos trabalhadores na recuperação de redes de pesca e para pegar aves selvagens. A ilha era habitada por esquimós, até que pescadores passaram por ela e resolveram lá ficar. Provavelmente, a raça fora levada por esses pescadores, e devem ter parentesco com os cães Terra-Nova – eles têm em comum, inclusive, uma característica muito peculiar, a pata com dedos palmeados. Os Labradores, porém, são mais peludos e fortes. Por esse histórico, desenvolveu-se para se adaptar ao clima rigoroso da ilha, com peito largo, auxiliando o nado, e corpo não muito grande, que o fazia caber barcos dos pescadores.

Descrição

O Labrador necessita de desafios diários, conforme fora acostumado na Ilha de Terra Nova. Precisa de espaço para correr e explorar, evitando que se torne bagunceiro e estressado. Adora brincar com bola e sente muito a ausência do dono. Suas cores padrão são preta, amarela e chocolate. Os de pelo preto não apresentam variações na cor, enquanto os amarelos podem variar do creme claro ao vermelho, e os marrons podem variar os tons, um pouco mais claros ou mais escuros.

Personalidade

É gentil, dócil, inteligente (está em 7º lugar entre os cães), ágil, gosta de agradar, obediente e tem grande capacidade de adaptação – o que o destaca nos trabalhos de cão-guia, resgate e detecção de substâncias. Tem muita energia e é bastante sociável, se dando bem com as pessoas, em geral. Também é brincalhão, principalmente quando mais novo, sendo ideal para famílias com crianças. Não late muito, apenas o necessário, quando precisa comunicar algo.

Cuidados

Precisa de atenção e, às vezes, pode parecer incansável. Como tem muita energia, é necessário gastá-la, evitando que se torne bagunceiro, desobediente e destrutivo. Então, precisa de exercícios físicos e estímulos diários. Recomenda-se a escovação diária, para prevenir que a pele descame. Salvo em situações em que se suja brincando, o banho pode ser dado a cada dois meses – ou, quando o clima estiver muito quente, a cada quinze dias a um mês.

Machos Fêmeas
Porte 57 a 62 cm 55 a 60 cm
Peso 29 a 36 kg 25 a 32 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade