História

Os gatos Sphynx, ou pelado Canadense, passaram por uma mutação natural que os tornou assim, diferentemente de algumas raças moldadas por meio do cruzamento.  No ano de 1975, em Minnesota, Milt e Ethelyn Pearson, descobriram um gatinho sem pêlo que nasceu em sua fazenda.  Este gatinho, se juntou a outro sem pêlo no ano seguinte e ambos foram vendidos para um criador no Oregon, Kim Mueske, que os usou para desenvolver a raça Sphynx. Quase ao mesmo tempo, em 1978, no Canadá, a criadora de Siameses, Shirley Smith, encontrou três gatinhos sem pêlos nas ruas de seu bairro. Os descendentes dos gatos Americanos e os Canadenses, tornaram-se a base da Sphynx de hoje.

Tamanho/peso

Porte médio, com peso entre 3,6 e 5,4kg.

Personalidade

Dócil, inteligente e bastante fiel ao seu dono, mas nem sempre se adapta a outros animais de estimação, mesmo que sejam outros gatos.

Manejo (como lidar)

A raça precisa de maior cuidado com a pele, é necessária uma atenção maior quanto à exposição do animal ao sol, a seu aquecimento em dias frios e com a limpeza das dobrinhas que se formam na pele.

Destaque (curiosidades)

Por mais que não pareçam ter pelos, os gatos Sphynx possuem uma camada fina e leve de fios pelo corpo quase imperceptível, com textura similar à de camurça.

null
Vivacidade
Nível de Atividade
Receptividade a outros animais
Receptividade a crianças
Cuidados com o pelo
Vocalidade
Necessidade de atenção
Afeição aos seus donos
Docilidade
Inteligência
Independência
Robustez