História

A história do gato Persa tem início no século XVII, quando um viajante italiano passou pela Pérsia (atual Irã) e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas. Ao chegar a Itália, esses gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem. Porém, a característica moderna da raça persa surgiu somente no século XIX, quando foram levados a Inglaterra e foram cruzados com gatos da raça Angorá. Extremamente popular, é uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento.

Tamanho/peso

Têm de 20 a 25 centímetros e podem pesar de 3 a 6kg.

Personalidade

Os gatos da raça persa são muito dóceis, tranquilos, são bons animais para conviver com crianças e até com outros animais. Não exigem tanta atenção, apesar de serem bem carinhosos.

Manejo (como lidar)

Eles precisam de alimentação balanceada e rica, com rações de qualidade e petiscos específicos para gatos. Apesar de serem bichanos mais quietos, também gostam de brincar. Incentive ele a se exercitar.

Destaque (curiosidades)

Se os pelos de um gato persa fossem enfileirados um a um poderiam atingir 470 quilômetros! Em gatos de pelagem curta, a distância máxima seria somente até 112 quilômetros. Isso ocorre, pois cada pelo de um gato persa tem entre 10 e 20 centímetros.

null
Vivacidade
Nível de Atividade
Receptividade a outros animais
Receptividade a crianças
Cuidados com o pelo
Vocalidade
Necessidade de atenção
Afeição aos seus donos
Docilidade
Inteligência
Independência
Robustez