Rússia
País de Origem
Porte
Médio
Banho e Tosa
Regular
Atividade
Alta
Convívio com Outros Cães
Bom
História
Milenar e primitivo, surgiu do cruzamento de raças que tinham um parentesco próximo, Chanteisker e Mansijaker, que eram variedades de Laika com os cães de caçadores russos do norte Uraliano e da Sibéria Oriental. Em tempos antigos, era utilizado pelos soviéticos em experiências médicas, o que foi o principal motivo de, posteriormente, terem escolhido a raça para experiências no espaço: em 1957, foi o primeiro animal (na realidade, o primeiro ser vivo) a ser encaminhado para o espaço – tendo sido, também, o primeiro a morrer em órbita. A raça é originária da península de Yakutia, de onde veio seu nome. Bastante versátil, foi usado para diversos fins, como a caça, a guarda e também para puxar trenós.
Descrição
De porte médio, é um cão de estrutura óssea bem desenvolvida. Tem focinho longo e pontiagudo, lábios secos e bem ajustados. Tem olhos ovais e orelhas de inserção alta, pontiagudas e erguidas. Cauda forte, encaracolada, e voltada para o dorso ou as nádegas do cão. Tem pelagem diferenciada, contando com pelos externos, duros e protetores, que servem para desviar o frio, e subpelos, bastante desenvolvidos. Por conta disso, aguenta temperaturas muito frias. A cor pode variar bastante, sendo encontradas tonalidades de sal e pimenta, preto, ruivo e diversas nuances de cinza. Algumas manchas também são permitidas.
Personalidade
Equilibrado e vivaz, adora passar tempo junto aos seus donos, sendo brincalhão com as crianças, gostando de agradar seus donos e aproveitando bastante a companhia da família. Como é, naturalmente, um cão caçador, precisa de espaço e tempo para brincar, simulando “caçadas”, e inclusive, por vezes, chegando a correr atrás de pequenos animais. Já que precisa de muitas atividades físicas diárias, não é recomendado para todas as pessoas, uma vez que é preciso ter disponibilidade para satisfazer essa necessidade do Laika. Aprende fácil o que lhe é ensinado, sendo dócil e precisando de um dono paciente, firme e, principalmente, ativo. Pode ser reservado com desconhecidos à princípio, e também tem como característica ser um bom cão de alerta, com sentidos apurados, e também de companhia.
Cuidados
Por não possuir muitas misturas, não requer muita proteção. Os banhos não precisam ser frequentes, evitando que os óleos naturais de seus pelos sejam eliminados – o que o deixaria vulnerável. Indica-se a escovação dos pelos ao menos duas vezes na semana. Seus dentes precisam ser limpos com uma frequência um pouco maior, evitando o tártaro e cáries. Suas orelhas também precisam de cuidados e limpeza, evitando inflamações. Como já ressaltado, manter uma boa rotina de exercícios físicos é extremamente importante para esta raça.
Machos | Fêmeas | |
Porte | 52 a 58 cm | 50 a 56 cm |
Peso | 25 a 40 kg | 25 a 40 kg |