País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Seu nome vem da expressão inglesa “whip it”, que significa algo como “dê uma chicotada” (já que “whip” quer dizer “chicote”). Ele ganhou esse nome devido à sua agilidade e forma aerodinâmica e sempre alerta, fazendo com que se movimente sempre muito rapidamente. Ele é um cão de corrida, parente dos Galgos e dos Greyhounds, mas menores do que a maioria deles. Além disso, os Terriers também foram misturados nos primeiros exemplares da raça, dando ao Whippet algumas características comportamentais. Originalmente, era considerado um cão de caça, já que sua velocidade explosiva era ideal para captura de lebres, raposas e ratazanas. Na Inglaterra Medieval, foram utilizados para as presas menores, e a raça acabou se tornando ideal para esse fim. Com a Revolução Industrial, o Whippet passou a viver nos grandes centros urbanos, em espaços menores, o que acabou interferindo no seu comportamento. Isso ajudou para que se tornasse um cão de companhia, sem perder sua agilidade. A raça se popularizou entre o final do século XIX e início do XX. O reconhecimento oficial, pelos órgãos americanos, só se deu na segunda metade do século XX.

Descrição

De bonitas linhas, é elegante, de cabeça longa, fina e achatada no topo. Seu focinho também é fino e longo, e os olhos ovais, brilhantes e de expressão vivaz. Suas orelhas são pequenas, de textura fina e em forma de rosa. Tem o pescoço comprido, musculoso e arqueado. Sua cauda é comprida e termina numa ponta afiada – o Whippet a levanta quando está ativo, mas ela nunca fica por cima do seu dorso. Seus pelos são curtos, finos e compactos, podendo apresentar as mais diversas tonalidades.

Personalidade

É um dos cachorros mais indicados para crianças e idosos, sendo um versátil cão de companhia, bastante passivo. Independente do meio em que for criado, será saudável e feliz – está entre os poucos que se sente confortável tanto dormindo o dia inteiro no sofá, como correndo por um grande campo. O Whippet é muito leal aos seus donos e pode sofrer de ansiedade por separação, caso passe longos períodos longe deles – o que o faz ser considerado “grudento” por alguns. É um cão sensível e facilmente excitável, pulando ao menor estímulo – podendo assustar quem não estiver acostumado com esse tipo de comportamento.

Cuidados

Devido à sua pelagem curta e baixíssimo índice de gordura corporal, é sensível ao frio. Por isso, fica melhor em ambientes internos, devendo permanecer dentro de casa a maior parte do tempo – exceto quando estiver correndo ou quando o clima estiver mais quente. Em dias frios, mesmo dentro de casa, é importante verificar se ele está aquecido, podendo utilizar roupinhas para manter sua temperatura corporal. Precisa passear diariamente (ou realizar exercícios dentro de casa, caso não possa sair por algum motivo), já que a falta de atividades pode ser bem danosa à esse cão. Na rua, deve ser mantido com coleira, já que pode querer correr, aleatoriamente, atrás de algum pequeno animal que avistar. Banhos ocasionais e escovações regulares são suficientes.

Machos Fêmeas
Porte 48 a 56 cm 45 a 53 cm
Peso 6 a 14 kg 6 a 14 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade