País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Médio

História

Estes cães eram membros da família que produziu os Dachshunds e foram levados para as Ilhas Britânicas (Cardiganshire) pelos Celtas, provenientes da Europa Central, por volta de 1200 a.C. Sua origem é desconhecida, embora possa ter sido influenciada pelo extinto cão Turnspit Inglês, de pernas curtas e corpo baixo. No início, seu trabalho era afastar o gado para campo aberto e, mais tarde, foram utilizados como cães de guarda e companhia.

Descrição

O Cardigan caracteriza-se por ser um cão ágil, veloz, de constituição forte, com ossatura pesada, silhueta alongada, cauda longa e orelhas de pontas arredondadas. Seu pelo duplo consiste em um subpelo espesso e macio, e a parte externa levemente áspera, nas cores azul mosqueado, pardo, rajado, vermelho, tricolor com pontos pretos e tricolor com pontos brancos. Sua expressão é alerta, gentil e vigilante, mas amigável.

Personalidade

Divertido, amoroso, descontraído, ágil, incansável, o Cardigan é um companheiro dedicado e divertido, embora esteja sempre vigilante e alerta. Costuma ser reservado com estranhos.

Cuidados

O Cardigan precisa de uma quantidade surpreendente de exercícios para o seu tamanho, como uma caminhada moderada ou uma sessão de brincadeiras vigorosas. Precisa de escovação uma vez por semana para remover os pelos mortos.

Machos Fêmeas
Porte 25 a 33 cm 25 a 33 cm
Peso 14 a 17 kg 11 a 15 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade