País de Origem

Japão

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Médio

História

Os cães originários do Japão são divididos em seis raças, destas, a menor e, provavelmente, a mais antiga, é a Shiba Inu. De fato, uma teoria sobre o nome shiba é que ela simplesmente denota pequeno; no entanto, também pode significar matagal, em referência às árvores de capim vermelho brilhante que combinavam tão bem com a pelagem vermelha da raça. A origem do Shiba não é muito clara, mas eles têm origem no spitz e surgiram por volta de 1500 d.C no Japão central, para caça de pequenos animais.

Descrição

O Shiba Inu é compacto, um pouco mais comprido do que alto, e possui traços típicos de cães da herança do norte: pequenas orelhas eretas, pele grossa, corpo poderoso e cauda enrolada. Sua expressão é, muitas vezes, ousada, espirituosa e de boa índole. O seu pelo é duplo, com a parte externa lisa e subpelo macio.

Personalidade

Ousado, independente e teimoso, o Shiba Inu transborda autoconfiança. Eles são também ágeis, alertas, animados, mas tranquilos em ambientes fechados, desde que tenham exercícios diários. Amorosos com a família, são possessivos com suas coisas e seus tutores. São reservados com estranhos e podem ser bastante vocais, latindo muito.

Cuidados

A raça precisa de exercício diário, como uma vigorosa brincadeira, uma longa caminhada ou uma boa corrida. O pelo precisa de escovação uma ou duas vezes por semana.

Machos Fêmeas
Porte 35 a 43 cm 33 a 41 cm
Peso 8 a 11 kg 7 a 9 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade