País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Regular

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

O Setter Inglês é o mais antigo cão deste grupo, e sua origem remonta ao século XIV. Eles foram criados, originalmente, por cavalheiros ingleses, que cruzaram raças antigas de Spaniel e Pointer Inglês para gerar cães de caça que se sentassem quietamente quando localizavam aves de caça. Mesmo antes do advento da espingarda, quando as aves eram frequentemente apanhadas com uma rede, os cães eram treinados para agachar quando apontavam a caça. Esses “Setters” foram os precursores dos cães de hoje.

Descrição

O Setter Inglês é um cão elegante e atlético, com capacidade de correr incansavelmente a bom ritmo. Seu pelo é longo, liso, sedoso e um pouco ondulado, as orelhas, cauda, pernas e lateral inferior possuem franjas. Suas cores são branca com manchas em laranja, fígado, limão, preta ou cinza, e a raça possui uma marca registrada, que são as manchas salpicadas no pelo (belton).

Personalidade

O Setter é um cão alerta, resistente, rápido, protetor da família, amigável, gentil, alegre e que adora caçar e correr, mas pode ser um pouco teimoso. É uma raça amistosa e que, normalmente, se dá bem com crianças, estranhos e outros cães.

Cuidados

Esta raça é muito enérgica, portanto, precisa de muito exercício todos os dias, pelo menos uma hora em ritmo intenso. O pelo longo precisa de escovação regular, a cada dois ou três dias.

Machos Fêmeas
Porte 24 a 68 cm 23 a 66 cm
Peso 25 a 36 kg 20 a 32 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade