País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Regular

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

O Setter Black & Tan já existia na Escócia, por volta do ano de 1600, mas foi até o final de 1700 que a raça se estabeleceu como o Gordon Castle Setter. O Duque de Gordon, no início do século XIX, manteve muitos desses cães em seu castelo, sendo a maioria deles preta, bronze e branca. Os esforços para criar os melhores cães no Castelo Gordon continuaram com os esforços do Duque de Richmond.

Descrição

O maior e mais pesado dos setters, o Gordon, é robusto e capaz de resistir a um longo e ativo dia. Apesar de ser um cão originalmente desenvolvido para a caça, atualmente é mais usado como animal de companhia. Seus pelos são curtos e finos na região da cabeça, pontas da orelha e também na parte frontal das pernas. Nas outras regiões do corpo, a pelagem é mais alongada, sem ondulações (sem mesmo?). A cor é sempre preta e brilhante, com marcações de castanho vermelho (tan).

Personalidade

O Setter Gordon é corajoso, sociável, inteligente, gentil, um pouco mais protetor e reservado do que os outros setters e reservado com estranhos – às vezes, agressivo para com cães desconhecidos. Ele geralmente se dá bem com outros animais de estimação da família. O Gordon ganhou sua reputação como um cão de família dedicado.

Cuidados

Ele precisa de muito exercício todos os dias para ser feliz e saudável. O Gordon Setter prospera numa casa ativa e animada.

Machos Fêmeas
Porte 61 a 69 cm 58 a 66 cm
Peso 25 a 36 kg 20 a 32 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade