País de Origem

Rússia

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Médio

História

O nome Samoieda vem da tribo dos Samoyedos, localizada no nordeste da Sibéria até a Ásia Central. Essa tribo precisava de cães fortes para pastorear renas e também protegê-las de predadores, além disso, ocasionalmente, também ajudavam na caça e no reboque de barcos e trenós. Esses cães viviam como parte da família, nas tendas de couro, e um de seus “trabalhos” era manter as crianças aquecidas na cama.

Descrição

O Samoieda é um cão compacto, musculoso, que combina força, agilidade, e graça, em aparência de spitz. Um pouco mais longo do que alto, é compacto. Sua pelagem dupla é pesada e resistente às intempéries, e seu subpelo é macio e grosso, enquanto a parte externa do pelo é lisa e áspera. São encontrados nas cores mais claras, como o branco e o creme, mas também é possível encontrar essas cores mescladas, com o nome de polar. Sua expressão é frequentemente uma grande característica da raça, é animada e conhecida como “sorriso samoiedo”.

Personalidade

Inteligente, dócil, amoroso, curioso e brincalhão, o Samoieda ama a companhia de seu dono, é um bom companheiro para uma criança ou pessoa de qualquer idade – apesar de ter tendência a querer pastoreá-las. Eles são independentes e, muitas vezes, teimosos, mas estão dispostos a agradar a família.

Cuidados

Por ser uma raça ativa, precisa de exercícios físicos e mentais diários, como uma longa caminhada ou brincadeira vigorosa. Caso se sinta entediado, tem tendência a cavar e latir. Seu pelo necessita de escovação semanal e diária em época de muda.

Machos Fêmeas
Porte 53 a 60 cm 48 a 53 cm
Peso 20 a 30 kg 16 a 20 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade