País de Origem

Oriente Médio

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

O Galgo Persa (ou Saluki) é uma das raças caninas mais antigas do mundo – sua imagem foi encontrada em pinturas datadas em cerca de 3.000 a.C. e alguns exemplares desses animais chegaram a ser mumificados junto às tumbas de faraós. Seus antepassados mais prováveis são cães galgos egípcios e asiáticos. Seu nome está associado a uma extinta cidade árabe, “Saulk”. No Egito Antigo, era chamado de “El Hor”, ou seja, “o nobre”. Era considerado um animal real, dádiva de Deus (Allah), e, por isso, não era vendido, mas, sim, presenteado aos nobres da época. Suas habilidades de caçador, juntamente com a velocidade e sua boa visão fizeram com que fosse usado pelos beduínos para conseguir alimentos. A expansão do Saluki se deu na Rota da Seda, quando começou a ser domesticado. Chegou na Inglaterra em 1830, ganhando destaque quase em 1900. Após a Segunda Guerra Mundial, se espalhou pelo mundo, chegando aos Estados Unidos, onde ficou famoso como cão de guarda.

Descrição

Este cão de porte médio e dorso arqueado tem pelo macio e liso, que pode ser branco, creme, chocolate, vermelho, preto, dourado, cinza, fulvo ou grisalho. Também pode ser bicolor: creme com alguma das outras cores citadas. Suas pernas são longas e finas, corpo alongado e elegante. Tem olhos castanhos, grandes e expressivos. Suas orelhas são peludas e caídas, e tem a cauda baixa e curvada. Apesar de ser muito forte e resistente, apresenta um histórico de problemas congênitos no coração.

Personalidade

É um animal tranquilo, simpático e extremamente fiel aos donos – sendo uma ótima companhia para pessoas de todas as idades. Não gosta de receber muitos mimos e carinhos, e costuma ignorar ordens que recebe, a não ser que venham de pessoas que ele tenha algum interesse. É independente e, com estranhos, age de forma mais reservada. Apesar de não demonstrar tanto, é amável e muito apegado à sua família. Gosta de espaços bem confortáveis, especialmente para dormir, recusando o chão. Costuma se entediar com facilidade e, por isso, não deve ser deixado em casa por muito tempo – especialmente sozinho. É, ainda, sensível e não costuma gostar de brincadeiras que tenham arremesso de objetos, como bolas ou gravetos.

Cuidados

Seus pelos precisam ser escovados regularmente, com escova de cerdas macias em suas franjas e, no restante do corpo, uma luva de borracha resolve. Não solta muito pelo e se mantém limpo com facilidade. Portanto, os banhos só devem ser dados quando houver necessidade. Já a limpeza dos ouvidos, muito importante, deve ser feita semanalmente. Não deve ser deixado solto em espaços abertos, pois costuma correr atrás de tudo o que se move – e alcançá-lo depois pode se tornar um problemão. Por isso, ao levá-lo para passear (caminhadas frequentes ao lado do dono são o exercício ideal para a raça), utilize coleira e guia.

Machos Fêmeas
Porte 68,5 a 71 cm 58 a 61 cm
Peso 20 a 30 kg 16 a 20 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade